Salão de Artes Visuais traz 75 obras ao Teatro Municipal de Ubatuba

Promover artistas locais e nacionais e incentivar o acesso à cultura para a população sempre foram os grandes objetivos do Salão de Artes Visuais de Ubatuba, que chega a sua 19º edição, com cerimônia de abertura hoje, 6, às 19h, no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto.

Promovido pela Prefeitura de Ubatuba, por meio da Fundação de Arte e Cultura (Fundart), o 19º Salão de Artes Visuais entregará nove prêmios pela comissão julgadora e contará com a apresentação da Banda Lira Padre Anchieta. Entre as categorias estão: três Premiações Honoríficas, no valor de R$ 3,5 mil cada; dois Destaques Ubatuba de Obra de Arte, com o valor individual de R$ 2 mil (destinado a artistas residentes no município); e quatro Prêmios Estímulos de R$ 1,5 mil cada.

Este ano, o Salão recebeu 248 inscrições de obras das mais diversas linguagens, como pintura, escultura, videoarte e instalações. Entre os participantes, oito artistas são naturais de Ubatuba, e os outros estão espalhados por cidades de São Paulo e nos estados do Rio de Janeiro, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais.

“Este salão nacional de artes visuais e plásticas contemporâneas já se tornou referência e um dos mais disputados do Estado. As obras são diversificadas, conversam com todas as pessoas e representam a arte que está sendo criada no Brasil e está em alta no momento”, explicou Bárbara Bigosinski, coordenadora do Setorial de Artes Visuais da Fundart.

Bárbara comentou que para apreciar a exposição não é preciso ser um grande conhecedor de arte. “Hoje em dia a arte não é apenas um traço perfeito. Ela fala sobre o artista e o ponto de vista dele sobre toda a sociedade”.

A exposição deve movimentar o turismo da cidade e ser ótima opção de entretenimento durante a alta temporada de verão, período em que o município recebe grande demanda de visitantes.

Com entrada franca, ficará aberta todos os dias, das 9h às 17h, até 28 de janeiro de 2024. Apenas no período de recesso para as festas de fim de ano, que compreende de 21 de dezembro ao dia 2 de janeiro, o teatro permanecerá fechado para visitação.