Poder Executivo Municipal

Talento do futebol feminino descoberto em Ubatuba ganha destaque nacional

Talento do futebol feminino descoberto em Ubatuba ganha destaque nacional

A atleta Carleilane Costa da Silva, conhecida como Cacá, iniciou seus primeiros passos no futsal em Ubatuba, jogando na escola Aurelina Ferreira, e hoje integra o time de futebol feminino do Taubaté, onde foi campeã neste mês do Brasileiro A3.

Cacá é natural de Camacan na Bahia, mas se destacou no esporte em Ubatuba, no final de 2003, quando chegou na cidade. “No ano seguinte em que cheguei já comecei a jogar nas competições do interclasse da escola, onde conheci o futsal, pois na Bahia jogava mais no terrão. A partir daí o Wagner, meu professor, me falou que na cidade tinha time de futsal e que eu levava jeito, foi onde conheci o treinador Carlão, que era técnico da seleção de Ubatuba”.

Com a seleção ubatubense, Cácá sangrou-se vice-campeã regional de futsal e chamou atenção de outras cidades, iniciando sua carreira no esporte. “O treinador de Jacareí estava assistindo uma final em que participei e me chamou em 2010 para jogar futsal pela equipe dele, onde joguei dois anos seguidos. Então, fui para Santa Catarina integrar o time de Blumenau, fiquei um ano, voltei para Jacareí onde competi por mais um ano e logo depois parei de jogar”, contou a atleta que ficou dois anos sem jogar por nenhum município.

Por diversão, Cacá voltou a jogar em Ubatuba com a equipe “Amigas do Fut”, e logo começou a receber convites de outras equipes para novamente disputar campeonatos. “Surgiram convites para competir fora da cidade, como Caraguatatuba e Ilhabela, e em um desses campeonatos disputamos a chamada Taça Mulher, em Taubaté. Lá, o técnico me viu e pediu para ir fazer um teste, disputamos o campeonato estadual em Rondônia, onde fomos campeãs em 2019 e 2020”.

Cacá foi novamente contratada e disputou o campeonato paulista. “Em 2021 voltei para AD Taubaté onde jogamos o paulista e conseguimos a vaga para o Brasileiro A3, e em setembro de 2022 jogamos o Brasileiro e fomos campeãs. Conquistamos então o acesso para o brasileiro A2 do ano que vem”, comemorou a atleta.

/* * VLibras */