Nova secretária assume pasta da Saúde

Psicóloga com mestrado em Psicologia Social e especialização em Gerência Serviços de Saúde pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, Creuza dos Santos assumiu nesta terça-feira (19) a Secretaria Municipal de Saúde de Ubatuba.

Com mais de 25 anos de experiência na área, a nova secretária tem uma história de vida dedicada à Saúde e vem substituir Ronaldo de Jesus Santos, que ocupou pasta interinamente.

Servidora da Secretaria Estadual de Saúde, ela atuou como Assistente Técnica de Planejamento II da DIR III (2002/2005), foi responsável pelo Núcleo de Educação Permanente e Área Técnica de Saúde, Coordenadora Regional de Estratégia Saúde da Família – DIR III e responsável pela implantação regional da Estratégia da Família em municípios componentes da DIR III, entre 1998 e 2004.

Entre 1995 e 2002, como diretora técnica do Núcleo de Programas de Saúde – DIR III, Creuza foi responsável pela articulação de todas as áreas técnicas da Regional de Saúde com vistas a implantação da gestão do cuidado no âmbito municipal.

Também foi diretora responsável pela organização e articulação da Rede de Atenção à Saúde no município de Suzano, região metropolitana de São Paulo (2005/2012).

Na ocasião, expandiu o programa da Estratégia de Saúde da Família e formou equipes para a organização da rede de Atenção Municipal de Saúde Mental, com implantação de três CAPS.

Foi também membro do Grupo Condutor da RAPS – Rede de Atenção Psicossocial e participou da organização da Rede Cegonha do município.

Como secretária Municipal de Saúde de Itaquaquecetuba, Grande São Paulo (2014/2015), implantou o programa Mais Médicos do governo federal.

Para o prefeito Maurício, Creuza chega para dar continuidade no processo de reestruturação do SUS ubatubense, único caminho para um sistema gratuito, universal e de qualidade.

“Com seu currículo de 27 anos dedicados à Saúde, tenho certeza que Creuza tem muito a contribuir com Ubatuba na melhoria contínua do atendimento à população”, enfatiza o prefeito.

Creuza disse que aceitou o desafio depois de perceber a capacidade de articulações conjuntas na atual gestão em Ubatuba.

“Não existe Saúde isolada. Não deixar um cidadão morrer, não deixar ele adoecer, é investir na qualidade de vida, e isso é uma articulação de todos os setores. Minha gestão como secretária será na melhoria dessa qualidade e será centrada no usuário do SUS e nos profissionais de Saúde”, afirma a secretária.