Transporte de pacientes é reforçado com três novas ambulâncias

A Prefeitura de Ubatuba recebeu três novas ambulâncias equipadas com maca retrátil, oxigênio e ar-condicionado nesta segunda-feira, 18 de janeiro. As ambulâncias foram adquiridas com recursos próprios, por meio de processo de compras iniciado em abril de 2015. Com isso, a frota total da saúde chega a 44 veículos, dos quais mais de um terço foi renovado na atual gestão. As ambulâncias novas se destinam ao transporte de pacientes acamados simples para tratamento fora do município.

“Realizamos o transporte de cerca de 140 pacientes por dia”, explica Filadelfo Rofino, diretor de transportes da Secretaria de Saúde de Ubatuba. No total, agora são cinco ambulâncias que fazem o transporte de pacientes acamados todos os dias, de segunda a sexta-feira, além de cinco vans e oito carros pequenos para os não-acamados.

A equipe de transporte da saúde é integrada por um total de 35 motoristas, dos quais 21 se alternam fazendo tanto o transporte de pacientes para fora do município quanto o interno (de apoio à atenção básica, vigilância sanitária e unidade de reabilitação) e 12 do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Outros dois motoristas ficam a serviço da Santa Casa, dirigindo a ambulância UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) da Prefeitura que fica no hospital.

Todos os motoristas também são qualificados a prestar primeiros-socorros aos pacientes como, por exemplo, em caso de uma parada cardíaca.

Nos finais de semana, a equipe se alterna para cumprir escalas de transporte de pacientes que estavam internados e receberam alta tanto dentro de Ubatuba quanto nos hospitais fora do município.

“Recebemos a saúde com veículos sucateados e temos feito um grande esforço para renovar a frota e humanizar ainda mais esse transporte. Agradecemos tanto a equipe de motoristas da Prefeitura quanto a do SAMU, que se empenham ao máximo para atender os pacientes”, destaca o prefeito Mauricio. Na atual gestão, esse trabalho ainda foi reforçado e humanizado com a contratação de três vans que realizam o transporte de pacientes oncológicos e de hemodiálise.

Como funciona o agendamento

O Setor de Transportes da Secretaria de Saúde funciona das 8 às 17 horas e o horário de atendimento ao público para o agendamento é realizado entre as 8 e 12 horas, na rua Rio Grande do Sul, 710 – Centro. O encaminhamento é feito via o Centro de Especialidades Médicas (o Postão). É necessário apresentar o protocolo do hospital e o cartão SUS.

“Além disso, é importante que o paciente ou acompanhante ligue e confirme a viagem um dia antes, conforme a orientação que é dada no momento em que fazemos o agendamento”, explica Filadelfo. “Caso contrário, a vaga vai para os pacientes da lista de espera”. O telefone do setor para a confirmação do transporte é: (12) 3832-1348.

O setor informa ainda que, para agilizar o transporte e evitar atrasos, o embarque dos pacientes não-acamados e abaixo de 70 anos é centralizado, com a saída sendo realizada a partir da entrada lateral do Postão.