Poder Executivo Municipal

Confira atualizações em calendário e locais de vacinação contra a Covid-19

Confira atualizações em calendário e locais de vacinação contra a Covid-19

A secretaria de Saúde de Ubatuba informa que a vacinação contra a Covid-19 para pessoas com 18 anos ou mais prosseguirá normalmente até o dia 17 de agosto.

A partir do dia 18, começam a ser vacinados adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades, deficientes ou gestantes e puérperas.

Com objetivo de otimizar o trabalho e melhor atender os munícipes, algumas alterações foram feitas nos polos Maranduba e Perequê-Açu.

Devido à sobrecarga na unidade de estratégia de saúde da família (ESF) Perequê-Açu, o polo de vacinação desse local foi transferido para a Paróquia Imaculada Conceição, situada na av. Padre Manoel da Nóbrega, 935, no mesmo bairro.

Já na unidade Maranduba, foi definido que, às segundas e às terças-feiras, será aplicada somente a primeira dose da vacina contra Covid-19. Já a segunda dose será feita somente às quartas-feiras.

Os polos de vacinação funcionam no horário das 9 às 16 horas (ou até o fim das doses disponíveis no dia). Confira os locais e dias de funcionamento:

> ESF Maranduba: rua do Engenho, s/n – Segunda e terça-feira, para a primeira dose, e quarta-feira, para a segunda dose

> Paróquia Imaculada Conceição: av. Padre Manoel da Nóbrega, 935, Perequê-Açu – De segunda a quinta-feira, primeira ou segunda dose

> Igreja São Francisco: av. Prof. Thomaz Galhardo, 1247 – Centro – De terça a sexta-feira, primeira ou segunda dose

> ESF Ipiranguinha: rua da Assembléia, 114 – Quartas e quintas-feiras, primeira ou segunda dose

Para tomar a primeira dose, é preciso comparecer a um dos polos de vacinação levando um documento com foto (RG ou CNH) com CPF e, se possível, realizar o pré-cadastro no site Vacina Já https://vacinaja.sp.gov.br/

Segunda dose

A previsão para a semana de 16 a 20 de agosto é iniciar a vacinação em segunda dose das pessoas que tomaram a vacina Coronavac há 28 dias ou mais, conforme vão chegando lotes de vacina.

A segunda dose das vacinas é aplicada somente a quem apresenta o certificado da primeira dose tomada em Ubatuba, além do documento com foto. Ela deve ser tomada no polo de vacinação em que foi tomada a primeira dose. Quem tomou a primeira dose em uma unidade de saúde, deverá se dirigir ao polo mais próximo de sua residência.

A vacinação contra a Covid-19 ocorre em duas doses nos casos das vacinas Coronavac/Sinovac/Butantan, Astrazeneca/Fiocruz e Pfizer. Já a vacina Janssen é aplicada em dose única.

Para as vacinas Astrazeneca/Fiocruz ou Pfizer, a segunda dose é feita após um prazo de 12 semanas (3 meses) contadas a partir da data de aplicação da primeira dose.

Já no caso da vacina Coronavac/Sinovac/Butantan, a secretaria de Saúde do Estado de São Paulo estava adotando o tempo de 21 dias para aplicar a segunda dose. Porém, nesta semana, o governo do Estado anunciou a ampliação desse intervalo para 28 dias após a primeira dose. Assim, pessoas que tenham tomado a vacina Coronavac em primeira dose devem aguardar pelo menos 28 dias antes de tomar a segunda dose.

/* * VLibras */