Orientações sobre a segunda dose da vacina contra a Covid-19

A Prefeitura de Ubatuba lembra que a vacinação contra a Covid-19 ocorre em duas doses nos casos das vacinas Coronavac/Sinovac/Butantan, Astrazeneca/Fiocruz e Pfizer. Já a vacina Janssen é aplicada em dose única.

Para as vacinas Astrazeneca/Fiocruz ou Pfizer, a segunda dose é feita após um prazo de 12 semanas (3 meses) contadas a partir da data de aplicação da primeira dose.

Já no caso da vacina Coronavac/Sinovac/Butantan, a secretaria de Saúde do Estado de São Paulo estava adotando o tempo de 21 dias para aplicar a segunda dose. Porém, nesta semana, o governo do Estado anunciou a ampliação desse intervalo para 28 dias após a primeira dose. Assim, pessoas que tenham tomado a vacina Coronavac em primeira dose devem aguardar pelo menos 28 dias antes de tomar a segunda dose.

A segunda dose das vacinas é aplicada somente a quem apresenta o certificado da primeira dose tomada em Ubatuba, além do documento com foto. Ela deve ser tomada na mesma unidade ou polo de vacinação em que foi tomada a primeira dose.

É preciso acompanhar regularmente a página internet e as redes sociais da Prefeitura de Ubatuba para atualizações do calendário de vacinação ou entrar em contato com sua unidade de referência para saber se a segunda dose já está disponível, uma vez que, às vezes, as remessas de vacina em segunda dose chegam com atraso a Ubatuba.

Na sexta-feira, 13 de agosto, a segunda dose estará sendo aplicada nas unidades de saúde para pessoas com comorbidades e na faixa etária de 45 a 59 anos.

Atualização em 16/08/2021:

A Vigilância em Saúde de Ubatuba informa que, nesta segunda-feira, 16, começou a segunda dose da vacina contra a Covid-19 para pessoas do grupo de 30 a 34 anos (Coronavac).

Porém, até o momento o município recebeu apenas 31% das doses necessárias para a segunda dose desse grupo. As doses recebidas foram divididas entre os polos que distribuirão senhas para as pessoas a serem vacinadas.

A Prefeitura de Ubatuba solicita a paciência de todas e todos e que acompanhem os canais de divulgação oficiais para atualizações sobre a chegada de novos lotes de segunda dose.