Fundac inicia capacitações sobre o Conselho Tutelar

A Fundação da Criança e do Adolescente de Ubatuba (Fundac) iniciou nesta sexta-feira, 4, a primeira de uma série de seis capacitações sobre as atribuições e competências do Conselho Tutelar. As atividades integram o projeto “Costurando a Rede”, iniciado em janeiro deste ano, que tem o objetivo de capacitar os agentes envolvidos na rede de atendimento à criança e ao adolescente.

Além da formação sobre o Conselho Tutelar, os conteúdos das capacitações incluem temas como as Políticas Públicas e o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA), o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Sistema Único da Assistência Social (SUAS), cultura de paz para a mediação de conflitos, violência doméstica e sexual de crianças e adolescentes e uso e abuso de substâncias psicoativas.

As formações são voltadas principalmente a gestores e funcionários públicos que atuam no atendimento direto à população, mas são abertas também a qualquer pessoa interessada nesses temas.

As próximas capacitações sobre o Conselho Tutelar acontecerão nas seguintes datas:

– 11 e 25 de maio

– 08, 15 e 21 de junho

As oficinas acontecem na Câmara Municipal, que fica na rua Antônio Marques do Vale, 250 – Silop. O início é sempre às 8 horas. Nos dias 11 de maio e 15 de junho, elas se desenvolverão durante todo o dia, começando também às 8 horas.

“É de fundamental importância que todos os agentes que fazem parte da rede de atendimento à Criança e ao Adolescente participem deste processo a fim de aprimorar os serviços prestados e melhorar o atendimento em todo o Município”, reforça Paulo Marcio Prado, presidente da Fundac. “Ele resulta da conquista de diversos profissionais da rede municipal de atendimento, que elaboraram um diagnóstico complexo que embasa o projeto que vem sendo executado pela atual administração. Nós da Fundac estamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida”, acrescenta.

Confira conteúdos e a lista de capacitações a serem realizadas pelo projeto até o final deste ano.