Atividades da Semana de Consciência Negra começam na próxima quinta, 16

Uma roda de conversa com o Conselho Municipal de Comunidades Quilombolas abre na quinta-feira, 16 de novembro, às 19 horas, a programação do evento “Negro de todas as cores”, organizada pela Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart), como parte da Semana da Consciência Negra.

Todas as atividades da semana acontecerão no Sobradão do Porto e marcam o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado no 20 de novembro. A programação inclui cinema e debate, feijoada, concurso de beleza negra, música, dança e poesia.

Um dos destaques da semana é o “Sanatório Literal: SLAM para consciência”. Organizado pelo grupo Bonde Visões Periféricas, o slam é uma “batalha” de poesia e vai acontecer no domingo, 19, a partir das 17 horas, em frente ao Sobradão. Haverá microfone aberto e varal de poesias. Para participar, é só chegar e se inscrever na hora. A ordem das apresentações será decidida via sorteio.

Origem da data

Instituído oficialmente no Brasil pela Lei 12.519/11, a data homenageia Zumbi dos Palmares, morto em 20 de novembro de 1695, que liderava o Quilombo dos Palmares na resistência contra a escravidão. O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra lembra o sofrimento, as lutas e as conquistas da população negra no Brasil e é um momento de fazer o enfrentamento ao racismo, fortalecer a cultura e a identidade negra e reconhecer sua importância como elemento fundamental na formação do povo brasileiro.

Nas escolas da rede municipal de Ubatuba, como parte da semana, serão realizadas atividades pedagógicas como confecção de bonecas afro, pesquisa da árvore genealógica, gráfico de etnias, rodas de capoeira e maculelê contação de história sobre a origem da capoeira no Brasil

Programação completa “Negro de todas as cores” / Semana da Consciência Negra

16 de novembro (quinta-feira)

19h – Roda de conversa com o Conselho Municipal das Comunidade Quilombolas

17 de novembro (sexta-feira)
19h Cine Debate: “Um Vento Sagrado”
O longa-metragem documental retrata a vida e obra de Agenor Miranda Rocha. Mediador Jorge Basso.

18 de novembro (sábado)
10h – Café com prosa: Encontro com figuras representativas da cultura negra de Ubatuba
12h – Feijoada com Chorinho – Participação especial do grupo Quinteto Galvanizado
15h às 17h – “batucAjunta” – Vivência de roda de samba entre mulheres com Sheila Sanches