Sebrae-SP premia Prefeitura de Ubatuba com selo Prefeito Empreendedor

O prefeito Mauricio Moromizato está entre os contemplados da 9ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. O concurso tem o objetivo de reconhecer os gestores que promovem o desenvolvimento econômico e social de seus municípios por meio do incentivo aos pequenos negócios locais. Ubatuba foi escolhida nas categorias Desburocratização e Pequenos Negócios no Campo.

O primeiro projeto premiado foi o programa Empreende Fácil – Consulta Eletrônica Georreferenciada de Viabilidade para Abertura de Empresas no Município de Ubatuba. Concebido e desenvolvido inteiramente pela Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação (SMTI), o projeto permite que as pessoas interessadas em abrir um negócio na cidade façam uma consulta sobre se o funcionamento de um empreendimento e procedam com sua legalização através da internet, a partir do programa Via Rápida Empresa.

Este sistema e outras ações resultaram em maior agilidade e qualidade no atendimento aos empreendedores locais, tendo como consequência a diminuição da burocracia e no tempo gasto para se abrir um negócio em Ubatuba e sendo premiado em 2015 pela Confederação Nacional de Municípios através do Prêmio Municiência.

Já o projeto Rede Saudável: Segurança Alimentar e Valorização da Agricultura Familiar tem por objetivo o fortalecimento da agricultura familiar no município de Ubatuba através da ampliação da aquisição dos gêneros alimentícios produzidos localmente, fortalecendo igualmente a alimentação escolar dos alunos da rede pública de ensino.

Isso resultou em um salto de R$ 30 mil reais em produtos da agricultura familiar de Ubatuba adquiridos pela Prefeitura em 2012 para quase R$ 1 milhão de reais em 2015. E os alunos da rede pública municipal de ensino deixaram para trás um cardápio com alimentos de baixa qualidade nutricional, como salsicha, bolachas e achocolatado, e passaram a se alimentar com uma merenda composta por produtos de qualidade, frescos e sem conservantes ou agrotóxicos, que incluem batata-doce, mandioca, pupunha, nhoque de inhame e frutas, além de legumes e verduras frescos.

Para o prefeito Mauricio, “é muito bom receber esse prêmio porque ele é o reconhecimento de uma mudança na política pública de Ubatuba que visa aumentar a inclusão social e a participação popular. Ao mesmo tempo, o prêmio nos incentiva a continuar trabalhando com a comunidade local, gerando o crescimento da economia da cidade de maneira sustentável”.

A premiação do selo Sebrae Prefeito Empreendedor acontece no próximo dia 24, na sede regional do Sebrae em São José dos Campos.

Prefeito empreendedor.

Prefeito Maurício discursa durante evento do Empreende Fácil