Poder Executivo Municipal

Educação promove atividades em comemoração à data

Educação promove atividades em comemoração à data

Como uma forma de comemorar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no dia 02 de abril, a secretaria de Educação de Ubatuba vai propor uma serie de atividades específicas, na modalidade Educação Especial, além de uma formação para professores de salas regulares, que vai ter como tema: “Transtorno do Espectro Autista e adaptações de base”.

Os 18 professores que atuam nas Salas de Recursos Multifuncionais do município, que atendem cerca de 300 alunos, serão responsáveis por direcionar as atividades juntamente com o apoio dos especialistas da Educação. Também está no planejamento a realização de uma reunião HTPC (horário de trabalho pedagógico coletivo) com ilustrações educativas sobre o trabalho desenvolvido e flexibilizações possíveis de serem desenvolvidos com as crianças que possuem o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Somente na rede municipal de ensino, 50% dos alunos com diagnóstico de NEE (necessidades educativas especiais) são autistas e precisam receber uma atenção especial para que as barreiras sociais sejam superadas e a criança tenha direito a um aprendizado de qualidade, mesmo considerando tantas adversidades constatadas atualmente.

“Trata-se de uma data muito importante. Nosso objetivo é destacar e chamar a atenção da sociedade para as famílias e pessoas que convivem com o autismo, utilizando meios para viabilizar, cada vez mais, a inclusão”, enfatizou a prefeita Flávia Pascoal.

Mais informações

A data foi oficialmente instituída pela ONU em 2008. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio neurológico que afeta o funcionamento do cérebro. Os sintomas se expressam de diferentes maneiras de pessoa para pessoa. Em geral, eles se caracterizam por:

– dificuldades na comunicação

– dificuldades com situações sociais

– repetição de certos padrões de comportamento

– demonstração de interesse em um número limitado de atividades

/* * VLibras */