Poder Executivo Municipal

EM José Simeão de Souza completa 20 anos no sábado, 18

EM José Simeão de Souza completa 20 anos no sábado, 18

O próximo sábado, 18, promete ser de festa na EM José Simeão de Souza, no bairro do taquaral. A unidade, que atende 343 alunos de Ensino Fundamental I – do 1º ao 5º ano, realiza uma comemoração em sua sede a partir das 18 horas.

A comemoração prevê apresentações de alunos, danças, brincadeiras, comidas e muita diversão. Além disso, a gestão escolar irá homenagear algumas pessoas que fazem parte da história da unidade. A data também contará com a participação de alunos da Emei Alba Regina Torraque da Silva, que também fica no Taquaral.

Destaques recentes

No final de 2022, a unidade foi contemplada pelo programa de revitalização de quadras no qual já estavam inscritos. A quadra passou a ser poliesportiva sintética, sendo realizada a troca do piso e pintura e recebeu, ainda, reparos em sua cobertura.

Já no começo deste ano, o retorno das aulas foi marcado pela disponibilização da alimentação escolar aos estudantes em um novo sistema: o auto-servimento -uma demanda antiga da comunidade e dos professores. A verba utilizada na aquisição do equipamento foi um repasse do Governo Federal e a aplicação do recurso foi deliberada com a comunidade escolar.

 

Quem foi José Simeão

José de Souza Simeão, nasceu em 1922, em Teresina -Piauí. Filho do Cap. e músico do Exército Hugo Simeão de Azevedo e Beliza de Freitas Simeão, foi militar e, devido ao Golpe, mudou-se para Taubaté com o propósito de cursar Faculdade de História, dando vazão a um antigo sonho: ser professor.

Em 1977 foi contratado pela Escola Estadual Cap. Deolindo de Oliveira Santos, em Ubatuba, onde foi o primeiro orientador pedagógico do Grêmio e

Presidente do Centro Cívico.

Lecionou, ainda, durante algum tempo, na atual Escola Pres. Tancredo de Almeida Neves, onde foi o primeiro secretário. Como orientador pedagógico, viu triste a realidade dos alunos

Carentes e, por meio do Grêmio Estudantil, começou a organizar eventos que até então eram novidades. Promoveu a integração entre as escolas do Litoral Norte através de esportes, desfiles para a escolha de princesas, maratonas culturais, etc. Os donativos arrecadados eram repassados para o colégio. Assim criou o lanche da manhã e sopão para alimentar os alunos.

Aposentou-se em 1992 e faleceu seis anos depois, em 14 de maio de 1998.

Seu principal legado é a luta pelos sonhos com esforço e dignidade, exercendo a cidadania e buscando sempre pelos seus direitos.

/* * VLibras */