Alunas iniciam curso de corte e costura em carreta do Via Rápida Empregos

O prefeito de Ubatuba, Délcio Sato, e o vice-prefeito e secretário de Assistência Social, Jurandir de Oliveira Veloso “Pelé”, deram as boas-vindas às alunas e professoras que iniciaram na manhã desta terça-feira, 4, o curso de Corte e Costura do programa Via Rápida Empregos, do governo estadual. A visita teve também a presença do vereador Adão Pereira.

As aulas acontecem na unidade móvel de confecção industrial (carreta), que ficará instalada na praça de Eventos, no Centro, por cerca de 30 dias. O equipamento reproduz o ambiente encontrado em fábricas e oficinas, incluindo máquinas de costura, mesa de corte, além de apostilas e todo o material necessário para o aprendizado.

As aulas acontecem diariamente, de segunda a sexta-feira (exceto feriados). Há três turmas com 20 alunos cada, que acontecem nos períodos da manhã, tarde e noite. Além de informações básicas sobre o uso de máquinas de costura overlock e reta, troca de bobina e agulha, o curso inclui informações sobre história da costura, segurança do trabalho e legislação da profissão de cortador e costureiro.

Os alunos foram selecionados pelo governo do Estado, a partir de inscrições feitas no portal http://www.viarapida.sp.gov.br/ Tiveram prioridade na concessão das vagas pessoas desempregadas, com maior idade, baixa escolaridade, mulheres e pessoas que possuem maiores encargos familiares.

“Agradecemos à equipe de professoras e auxiliares que ministram as aulas, à professora Carolina Alves Lima, que coordena o curso pelo Centro Paula Souza, e também ao Alex Vieira, funcionário da secretaria que tanto se esforçou para garantir a vinda desta e de outras carretas do programa ao município”, destacou Pelé.

O prefeito Sato enfatizou que o curso é uma oportunidade de geração de emprego e renda. “Abracem que pode ser muito útil. Há empresários que já nos informaram que querem contratar alunos formados por este programa ou pelos cursos do Fundo Social. É importante colocar em práticas os aprendizados”, afirmou.

Como parte da iniciativa, ao final do curso serão programadas atividades de orientação com o Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – e o Banco de Povo.

carreta 024