Ubatuba participa de campanha estadual de combate as arboviroses

Ubatuba está participando de uma campanha de combate ao Aedes aegypti promovida pela Secretaria Estadual da Saúde,  que visa estabelecer, com ajuda da população, uma grande força-tarefa para eliminar os criadouros do mosquito.

A iniciativa acontece de 20 a 25 de março, período em que o intuito é mobilizar a sociedade civil, municípios e organizações públicas e privadas para uma ação simultânea em todo o estado. Além disso, a Prefeitura realiza ações constantes dessa natureza constantemente, como os mutirões que vem acontecendo nos bairros nas últimas semanas.

A Secretaria Municipal de Saúde pede que a população continue eliminando os criadouros do mosquito, mantendo a limpeza frequente dos imóveis e caixas d’água, não deixando água parada em pneus, vasos de plantas, garrafas ou outros recipientes que possam permitir a reprodução do Aedes aegypti.

De acordo com o Boletim de Arboviroses do dia 20 de março, desde janeiro de 2023, foram registrados 665 casos suspeitos de dengue notificados no município.

Recomendações para evitar os criadouros do mosquito:

–    O prato do vaso de planta também pode ser foco do mosquito. Elimine o prato ou use um prato justo ao vaso, de forma que não haja espaço entre o vaso e o prato;

• É importante deixar a caixa d’água bem fechada e realizar a limpeza regularmente;
  • Descarte pneus usados em postos de coleta da Prefeitura;
  • Objetos que acumulam água, como potes e garrafas, também devem ser retirados dos quintais;
  • Lixo: Material para reciclagem deve ser mantido em saco fechado e em local coberto.
  • Ao apresentar os sinais e sintomas (dengue, Zika ou Chikungunya) é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados, todos oferecidos de forma integral e gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).