Postos de Saúde encerram atendimentos de síndrome gripal

A partir da próxima segunda-feira, dia 7, todos as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Ubatuba não realizarão mais os atendimentos de síndrome gripal, direcionando as consultas para os Prontos Atendimentos do Ipiranguinha e Maranduba e também para a Santa Casa. A finalização dos postos de retaguarda se dá no momento em que os números de atendimento de sintomas gripais reduziram consideravelmente no município.

A enfermeira da equipe de coordenação da Atenção Básica, Glaucia Wirthmann, explica que os postinhos voltarão a funcionar com a demanda geral, com acolhimento de gestantes, hipertensos, puericultura, vacinação e consultas previamente agendadas pelas unidades. “Acreditamos que o suporte oferecido no atendimento de sintomas gripais foi essencial no momento mais crítico do surto de novos casos de Covid e também de gripe. Com a diminuição da procura, os postos podem voltar ao atendimento normal”, ressaltou Wirthmann.

Os postos de saúde da cidade foram abertos para atender os casos de síndrome gripal no último dia 10 de janeiro, com o objetivo de desafogar o fluxo da Santa Casa de Ubatuba. Durante esse período, foram realizados 3.007 atendimentos à população.

Mesmo com a redução dos atendimentos, as equipes de saúde reforçam a necessidade da prevenção contra a Covid-19, com a vacinação, distanciamento físico, uso de máscara e higienização correta das mãos.