Santa Casa de Ubatuba ultrapassa 150 mil atendimentos em 2022

Durante o ano de 2022, a Santa Casa de Ubatuba registrou 150.344 atendimentos, uma média de mais de 400 pacientes por dia. Os dados mostram que somente no Pronto-Socorro foram 108.516 atendimentos, seguido de 31.385 da pediatria, 6.321 entre ginecologia e obstetrícia, 2.420 de ortopedia e 1.702 casos de emergência.

Os números do último ano superaram os atendimentos de 2021, quando 130.776 pessoas foram atendidas pelo hospital. A comparação é ainda maior quando se trata de 2020, ano em que a Santa Casa realizou 109.441 atendimentos.

O levantamento do hospital registra ainda 215.983 exames laboratoriais, 51.170 exames de raio-x, 9.224 ultrassons, 7.412 tomografias, 4.093 internações, 1.402 cirurgias e 893 partos. Em análise com 2021, houve redução nos números de internações e partos. Os demais índices registraram aumento dos serviços oferecidos à população.

O diretor-geral da Santa Casa, Custódio Barreto, ressalta que as recentes melhorias na infraestrutura do hospital permitiram a ampliação dos atendimentos. “Realizamos melhorias em diversas áreas da Santa Casa e a mais importante foi a reforma do espaço da urgência e emergência entregue em outubro. Esse setor é primordial para um primeiro atendimento rápido e eficiente. Também foi importante a reforma estrutural da parte elétrica do prédio, incluindo padrão e redes internas de distribuição de energia, com valor de cerca de R$ 100 mil”, destacou Barreto.

Nos últimos dois anos, a Santa Casa recebeu grandes investimentos da Prefeitura de Ubatuba que permitiu a inauguração do novo laboratório de análises clínicas; locação de um arco cirúrgico; a instalação de um gerador de energia com capacidade para atender todos os setores do hospital; a implantação de uma nova usina de oxigênio; além de diversas outras adequações que juntas melhoraram a qualidade do hospital.

“Foram muitas conquistas importantes em 2022. Conseguimos dissídio salarial de 11,02% para os colaboradores, mantivemos os pagamentos dos fornecedores em dia, o atendimento de ultrassom passou a ser diário com oito horas de expediente e seguiremos melhorando cada vez mais nos próximos anos. Aproveito para agradecer nossos funcionários, voluntários e parceiros por caminharem junto com a gente nessa imensa jornada de cuidar, restabelecer e salvar vidas”, finalizou o diretor-geral.