IBGE disponibiliza “Disque Censo” para agendamento de visita

O processo de coleta de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está chegando ao fim e o órgão disponibilizou um “Disque Censo” para que a população que ainda não forneceu seus dados possa agendar uma visita domiciliar para contribuir com a pesquisa que elabora e analisa indicadores da população brasileira. A nova ferramenta pode ser acionada pelo número de telefone 137.

Quem ainda não foi contatado presencialmente pelos recenseadores pode ligar para o “Disque Censo” e solicitar a visita de um representante da instituição. A ligação é gratuita e estará disponível até o final do mês de janeiro de 2023. O horário de funcionamento é de segunda a domingo, das 8h às 21h30.

A coordenadora regional do IBGE para Ubatuba e Caraguatatuba, Isa Eugênia Silva, ressalta que além do agendamento pelo telefone, alguns recenseadores farão uma varredura pelos bairros da cidade para revisitar residências onde não foram localizados moradores ou houve recusa da entrevista.

Isa adiantou ainda que dados preliminares do novo censo apontam que Ubatuba possui 97.382 habitantes. “Os trabalhos ainda serão finalizados e precisamos do apoio da população para fecharmos todos os índices. Quem ainda não participou da pesquisa ligue e agende um horário. As informações são importantes para o desenvolvimento do município”, concluiu a coordenadora.

Como funciona o “Disque Censo – 137”?

Ao discar o número “137”, o usuário deverá responder um questionário inicial. Um atendente do IBGE solicitará informações como telefone, e-mail, endereço e nome, assim confirmando se, realmente, o domicílio ainda não foi recenseado. Após confirmar se nenhum morador do domicílio respondeu ao questionário do Censo, o representante do IBGE agendará uma visita. A entrevista só poderá ocorrer de maneira presencial, tendo em vista a necessidade de confirmação das informações passadas por telefone e de georreferenciamento do domicílio. Todas as informações prestadas ao estudo demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística são sigilosas.

Consulte neste link mais informações sobre o Disque Censo: https://censo2022.ibge.gov.br/pecas-de-divulgacao/disque-censo.html

Foto: IBGE