Começa nesta quarta a exposição “Bigode: Mestre da Madeira”

Nesta quarta-feira (15), às 20h, será aberta oficialmente a exposição “Bigode: Mestre da Madeira”, que contará com cerca de 45 obras do escultor ubatubense Antônio Theodoro de Souza, eternizado como “Bigode”.

A mostra com as esculturas do artista e vídeos com relatos da sua trajetória ficará aberta à visitação na sala de exposição do Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto até o dia 5 de março.

Bigode foi um consagrado escultor que produziu mais de 5 mil obras e recebeu o apelido de “Aleijadinho Caiçara”, por ser considerado um dos maiores escultores santeiros do País, com obras inclusive no Vaticano.

A exposição é organizada pela Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba – Fundart – em parceria com a família do homenageado. Algumas obras pertencem ao acervo da fundação e outras foram emprestadas por parentes, amigos e famílias da cidade.

O artista aprendeu a fazer esculturas sozinho quando ainda era criança. Morou grande parte da sua vida no bairro do Perequê-Açu, onde casou e constituiu família. Além do trabalho de esculpir madeira, o artesão também atuou por mais de 10 anos como professor de oficina cultural da Fundart. Mesmo tendo perdido a visão já na melhor idade, o artista ubatubense continuou a criar e ensinar o ofício da arte, falecendo aos 82 anos no mês de junho de 2015.