Poder Executivo Municipal

Saúde distribuirá 14 mil camisinhas durante os blocos de Carnaval

Saúde distribuirá 14 mil camisinhas durante os blocos de Carnaval

Para deixar os dias de folia ainda mais seguros, a Secretaria Municipal de Saúde distribuirá durante os dias de Carnaval cerca de 14 mil camisinhas nas passagens dos blocos carnavalescos. Os preservativos, masculino e feminino, são gratuitos e a forma mais simples e eficaz de proteção contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como HIV/aids, sífilis, gonorreia, hepatites, além de evitar uma gravidez não planejada.

A secretaria reforça que o sexo seguro deve ser prioridade para as pessoas de todas as idades, gênero, classe social ou status de relacionamento. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os dias ocorrem cerca de 1 milhão de novas infecções sexualmente transmissíveis.

Mesmo com o incentivo ao uso da camisinha, a saúde explica ainda que em caso de relação sexual de risco, com ou sem consentimento, é direito de todo cidadão realizar a profilaxia (exames e medidas preventivas) pós-exposição ao sexo desprotegido para HIV/aids, disponível de segunda a sexta-feira, no Ambulatório de Infectologia do município, e na Santa Casa de Misericórdia para os casos de urgência e emergência.

Vale ressaltar também que a distribuição de camisinhas é feita durante todo o ano, com entrega realizada nas unidades de saúde e campanhas específicas, bem como os testes rápidos contra algumas ISTs.

/* * VLibras */