Campanha “Fique Sabendo” realiza testes rápidos de HIV e sífilis

No dia 1º de dezembro é comemorado o Dia Mundial de Combate à AIDS e a Secretaria Municipal de Saúde preparou diversas ações que oferecerá testes rápidos e gratuitos de HIV e sífilis em diversos pontos da cidade ao longo deste mês. A campanha “Fique Sabendo” tem como público-alvo prioritário as pessoas sexualmente ativas.

A ação será realizada em várias Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no dia 7 de dezembro uma equipe realizará os testes no Calçadão central, das 9h às 14h. Além da testagem, a iniciativa também distribuirá materiais educativos sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

A campanha realizada anualmente permite o diagnóstico precoce de HIV e sífilis, identificando os casos positivos e direcionando-os para início rápido do tratamento e acompanhamento. Os testes são oferecidos durante todo o ano nas UBSs e no Ambulatório de Infectologia e a testagem também integra a rotina de pré-natal de gestantes e seus parceiros.

Confira a programação:

Dia 1º: ESF Jardim Carolina – das 7h às 11h

Dia 1º: ESF Puruba – das 8h às 15h

Dias 1º, 5 e 7: ESF Horto – dias 1 e 7 a partir das 14h, e dia 5 das 9h às 11h30

Dia 2: Escola Idalina no Ipiranguinha – a partir das 18h (para pessoas maiores de 15 anos)

Dia 3: CDHU da Marafunda – das 10h às 14h

Do dia 5 ao dia 9: ESF Rio Escuro – das 8h às 11h30

Dia 6: ESF Lagoinha – das 8h às 13h

Dia 6: Píer do Saco da Ribeira – das 9h às 12h e das 13h às 15h

Dia 7: Calçadão – das 9h às 14h

Dia 7: ESF Estufa II – às 7h (participantes do alongamento)

Dia 7: Hidrel na Maranduba – das 9h às 13h