Poder Executivo Municipal

1º Fórum de Secretários de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente reúne representantes do LN

1º Fórum de Secretários de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente reúne representantes do LN

Aconteceu nesta quarta-feira, dia 30, o 1º Fórum de Secretários de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente do Litoral Norte. O evento, promovido pela Prefeitura de Ubatuba, foi realizado no Casarão da Praia do Perequê-Açu, com o objetivo de reunir secretários e corpo técnico das pastas das cidades de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela.

Às 9h, o Fórum teve início com um café da manhã para os convidados e em seguida a abertura da programação. Durante o dia os representantes dos municípios buscaram debater melhorias para os setores de maneira regional. No período da manhã foi realizada a apresentação de boas práticas desenvolvidas em cada cidade e, à tarde, uma mesa redonda para a discussão de soluções integradas.

O secretário de Agricultura e Pesca de Ubatuba, Luiz Chaves, destacou a importância da união entre os municípios, e de fazer um planejamento regional para o litoral. “Estamos conversando com os secretários, neste que é o primeiro fórum, e espero que a gente já tire a premissa de uma carta para o governo em transição para mostrar nossas necessidades, e que não existe uma barreira no mar entre as cidades, e sim que somos o litoral”.

O presidente da Câmara de Ubatuba, o vereador Jorge Ribeiro, parabenizou os envolvidos pela iniciativa. “Espero que a gente consiga avançar, e os trabalhos discutidos e iniciados aqui possam realmente ser significativos para todo o litoral”.

Presente também no evento, o secretário municipal de Meio Ambiente, Guilherme Adolpho agradeceu a presença dos representantes das demais cidades do litoral. “Agradeço a todos por terem se disponibilizado para construirmos essa narrativa, se não nos unirmos não será possível fazer com que o estado olhe para nós, espero que possamos estar com essa proximidade cada vez mais técnica de maneira regional”, ressaltou.

O secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguatatuba, Leandro de Oliveira, frisou que a união dos quatro municípios do Litoral Norte em um dia inteiro de trabalho, discutindo uma proposta importante como essa é de extrema importância. “Já adquirimos um corpo técnico desenvolvido e com certeza isso promoverá uma mudança de paradigmas para que os municípios passem a pautar os governos federais e estaduais. Acredito que ninguém melhor do que nós, que estamos em contato com as comunidades e sociedade civil para saber de fato quais são as necessidades”.

Ezequiel Alves, secretário de Comunidades Tradicionais, Pesca e Agricultura de Ilhabela, salientou que espera grandes resultados deste primeiro encontro. “Essa unidade hoje é um grande ganho para todos nós do Litoral Norte, isso é muito importante e com essa soma acredito que virá grandes resultados, muita coisa boa e um dia de muita motivação”.

A secretária de Meio Ambiente de Ilhabela, Kátia Freire, também fez questão de demonstrar a satisfação com o evento. “É muito importante estarmos discutindo as problemáticas e os ganhos, estar à frente de secretarias como, Meio Ambiente, Agricultura e Pesca em uma região de que depende praticamente do meio ambiente e o fomento do turismo depende disso é uma problemática, espero que possamos sair com uma construção”, comentou.

O encontro que contou com representantes e técnicos das quatro cidades do Litoral Norte visa também fortalecer outras iniciativas conjuntas, como a formação do Consórcio Público Intermunicipal para viabilizar a implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

 

 

/* * VLibras */