Certificado de Vacinação da Febre Amarela deve ser solicitado online

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica de Ubatuba, informa que a solicitação do Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP), documento que comprova a imunização contra a febre amarela, deve ser solicitado pela internet, no portal “gov.br” – plataforma digital do governo federal brasileiro.

A solicitação deve ser feita pelo próprio usuário após tomar a vacina contra a febre amarela. Para realizar o pedido é preciso acessar o endereço eletrônico, fazer um cadastro e preencher o formulário. É necessário ter em mãos o número do CPF e uma imagem digitalizada do comprovante de vacina (pode ser foto legível). A solicitação é analisada em até 10 dias úteis e, quando aprovada, o documento fica disponível para impressão na área “Minhas solicitações” do portal.

O certificado é emitido gratuitamente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ele é necessário porque alguns países exigem o documento para a entrada em seu território.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Alyne Ambrogi, explica que a validade do CIVP se estende por toda a vida, sendo necessário tirá-lo apenas uma vez. Alyne ressalta ainda que não há emissão do Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia para a vacina de Covid-19. “O certificado de vacinação da Covid é emitido pelo ConecteSUS e não tem relação com o CIVP”, reforçou a coordenadora.