5ª edição do Conexidades destaca protagonismo da mulher

A mulher vem ocupando cada vez mais espaço na sociedade, inclusive, com a causa feminina em pauta durante eventos de grande porte que sempre foram ambientes predominantemente masculinos.

A programação da 5a edição do Conexidades vem ao encontro dessa proposta, viabilizando, em diversos momentos, a discussão e a abordagem sobre o protagonismo da mulher.
Durante a Sessão Solene de abertura, que aconteceu na terça-feira (7), a Prefeita do Guarujá – cidade-sede do evento – Adriana Machado, falou sobre a importância de ter a representação feminina no evento.

“Ter a causa feminina mostra o quanto este evento está conectado com as políticas públicas atualmente em destaque em nosso país. Trazer a gestão pública para o debate em um tempo em que a legislação e as práticas governamentais mudam a todo momento é muito fundamental. Quero que retornem para seus municípios com boas ideias para que consigam ser aplicadas em nossas cidades e que deixem também bons legados”, afirmou.

Ainda na abertura, a ativista da Causa Feminina, Luiza Brunet, falou sobre a abertura desse espaço de discussão que colocou em pauta um assunto necessário. “A representatividade das mulheres na política ainda é muito pequena. E muitas vezes por conta das violências que as mulheres sofrem. Isso precisa mudar, porque as políticas públicas para mulheres têm muito mais importância se nós fizermos para a gente”, disse.

Perspectivas

A presidente executiva da União dos Vereadores do Estado de São Paulo, Silvia Melo, endossou a proposta do evento em abordar, cada vez mais, a causa feminina.
“Podemos ouvir as palmas no auditório saudando Gabriela Manssur, que é mais uma grande mulher falando da potência feminina na política durante painel sobre as eleições 2022. Todos os dias, tentamos trazer um pouco desse tema. Como presidente executiva da entidade, também trabalho muito na defesa da mulher, do lugar dela no trabalho, na política. A frase ‘lugar de mulher é onde ela quiser’ é isso mesmo”, finalizou.

Ubatuba

Com sua primeira chefe do executivo mulher, Ubatuba também traz, constantemente, essa discussão à tona. A prefeita Flavia Pascoal comentou os desafios que as mulheres enfrentam no cotidiano e compartilhou seus desafios pessoais no cenário político: uma área majoritariamente dominada por homens.

“É sempre importante refletir sobre o nosso papel na sociedade. Aqui na prefeitura, temos mulheres de todas as áreas atuando no poder público e podemos ver que temos conquistado os espaços, principalmente, de liderança e temos que lutar, cada dia mais, por isso. Tenho batalhado para que elas possam ocupar os postos onde temos condições de decidir o futuro da cidade”, disse.

“Uma sociedade se faz com mulheres e homens unidos por um propósito e buscando quebrar a discriminação porque, infelizmente, a gente enfrenta isso no dia a dia. Escutamos comentários e discursos preconceituosos que está na raiz da educação. Por isso temos que trabalhar, também, nas nossas escolas visando o fim desse tipo de atitude”, concluiu.

Em 2021, Flavia participou do painel Violência Política Contra as Mulheres, no ultimo dia do Conexidades que aconteceu na cidade de Olímpia.

Crédito: Organização Conexidades