Poder Executivo Municipal

Avançam os preparativos rumo à I Conferência das Comunidades Tradicionais

Avançam os preparativos rumo à I Conferência das Comunidades Tradicionais

Lideranças das comunidades indígena, quilombola e caiçara e representantes das secretarias municipais que integram a Comissão Organizadora da I Conferência Municipal das Comunidades Tradicionais se reúnem na próxima sexta-feira, 10, às 14 horas, na Secretaria de Educação de Ubatuba (rua Gastão Madeira, 101 – Centro).

O objetivo é finalizar os preparativos da conferência, que acontecerá no dia 21 de junho, no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto, localizado na Praça Exaltação à Santa Cruz, 22 – Centro, das 8h às 18h. Entre outros pontos, a pauta inclui a finalização de documentos de síntese dos debates realizados nas pré-conferências, atualização sobre mobilização e detalhes de logística.

A Secretaria de Assistência Social de Ubatuba, que coordena o processo de preparação, já enviou convites a organizações da sociedade civil que atuam na área, conselhos municipais, poder legislativo, bem como a instituições públicas estaduais e federais.

As pré-conferências de comunidades tradicionais preparatórias ao evento municipal aconteceram entre fevereiro e maio e reuniram indígenas das aldeias Boa Vista, Rio Bonito, Akaray Mirim e Renascer, quilombolas dos quilombos da Fazenda, Caçandoca, Sertão do Itamambuca e Camburi, e caiçaras das regiões Central (Centro, Centro-Sul e Centro-Norte), Norte e Sul. Além de discutir os eixos, as pré-conferências elegeram mais de 40 delegados e delegadas que representarão as comunidades tradicionais com direito a voz e voto, além de respectivos suplentes.

Saiba mais sobre a conferência

A I Conferência Municipal das Comunidades Tradicionais de Ubatuba tem como objetivos: promover o debate, as reflexões e o encaminhamento de pautas relevantes das comunidades tradicionais do município; promover a valorização e salvaguarda das comunidades tradicionais, bem como, o fortalecimento dos direitos e do desenvolvimento sustentável dessas; fortalecer a presença do Poder Público Municipal nos territórios das comunidades tradicionais e promover a sustentabilidade local e a igualdade de oportunidades a todos; avaliar os avanços, os desafios e as perspectivas de políticas públicas voltadas às comunidades tradicionais; organizar as diretrizes para elaboração do I Plano Municipal das Comunidades Tradicionais de Ubatuba.

A conferência é organizada em torno aos eixos temáticos abaixo, que foram também discutidos nos eventos preparatórios:

I – Cultura e Identidade

II – Trabalho e Renda e Pesca Artesanal

III – Saúde e Saneamento Básico

IV – Educação, Inclusão Digital e Esportes e Lazer

V – Assistência Social e Soberania Alimentar e Nutricional

VI – Turismo, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

VII – Infraestrutura e Direito ao Território

VIII – Transporte e Segurança Pública

Confira na página internet da Prefeitura de Ubatuba as notícias referentes ao processo de preparação da conferência.

/* * VLibras */