NEPS realiza curso para Conselheiros Municipais de Saúde

A Secretaria de Saúde de Ubatuba, por meio do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), realizou na noite desta quarta-feira (7) um curso de Formação para Conselheiros Municipais de Saúde. O treinamento foi aplicado no Centro de Especialidades Médicas (CEM) e contou com a participação de 36 pessoas.

O público-alvo do curso foram Conselheiros Municipais de Saúde, estudantes de Enfermagem, gestores, profissionais da saúde e membros da sociedade civil. O objetivo foi capacitar conselheiros e demais participantes sobre o SUS e a importância da participação social na garantia universal do acesso à saúde.

A enfermeira Maria Olívia Samersla explica que a formação teve abordagem concentrada nos seguintes tópicos: Conferência e Carta de Alma Ata, Estrutura do SUS, 8ª Conferência Nacional de Saúde, Conselho Municipal de Saúde (Comus), Tribunal de Contas e suas atribuições, discussão sobre o tema e estudos de caso. Além de Maria Olívia, a formação também foi ministrada pelos enfermeiros do NEPS, Amália Rocha e Paulo Almeida.

Durante o curso, a integrante do Comus, Guaracira Santos, foi homenageada pelos seus 22 anos de atuação no conselho e participação importante também na Pastoral da Criança.