Poder Executivo Municipal

Caps promove apresentação no Dia da Luta Antimanicomial

Caps promove apresentação no Dia da Luta Antimanicomial

Nesta quarta-feira, 18 de maio, é o Dia da Luta Antimanicomial que busca incentivar os direitos das pessoas com sofrimento mental. Em Ubatuba, o Caps – Centro de Atenção Psicossocial – promoverá uma apresentação musical com os pacientes da unidade no Calçadão da cidade, na região central, a partir das 9h30.

A enfermeira Adélia Torres Silva, responsável pela equipe adulto do Caps (localizado no bairro Estufa II), explica que cerca de 20 pacientes participarão da roda de música, com o apoio do psicólogo da unidade, Ronaldo Dourado, que acompanhará o grupo tocando violão.

Para a enfermeira, a apresentação é uma forma de combater os preconceitos que cercam a doença mental. “A luta antimanicomial é um movimento social de usuários, familiares e trabalhadores de saúde mental. Defendemos que a atenção e o cuidado para os sujeitos com sofrimento psíquico sejam realizados em liberdade, a partir do convívio com a família, amigos e comunidade, por meio de serviços públicos que garantam uma atenção humanizada e pautada nos direitos humanos”, destacou Adélia.

O Movimento da Luta Antimanicomial faz lembrar que como todo cidadão, essas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, ao direito de viver em sociedade, e receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos.

Sobre o Caps

De acordo com a definição do Ministério da Saúde, os Caps são serviços de saúde de caráter aberto e comunitário voltados aos atendimentos de pessoas com sofrimento psíquico ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool, crack e outras substâncias (Caps-AD), que se encontram em situações de crise ou em processos de reabilitação psicossocial.

Nos estabelecimentos atuam equipes multiprofissionais, que empregam diferentes intervenções e estratégias de tratamento e acolhimento.

/* * VLibras */