Poder Executivo Municipal

Professores da Educação Infantil participam de formação em Libras

Professores da Educação Infantil participam de formação em Libras

Na última quinta-feira, 16, professores da Educação Infantil estiveram na sede da Secretaria de Educação de Ubatuba para participar da formação em Libras, realizada pelo o coordenador do projeto de Libras da Rede Municipal de Ensino, Rodolfo Casesque.

Durante o treinamento, o coordenador destacou pontos sobre o que é surdez, como identificar, o conceito de Libras e os sinais básicos para cumprimentos.

As formações são mensais e realizadas anualmente. Durante os encontros, são trabalhados tanto temas pertinentes à cultura surda, quanto inserção do idioma Libras, desenvolvendo vocabulário adequado ao contexto escolar e vida diária, gramática, estrutura da língua, entre outros, sempre de maneira dinâmica e usando o recurso dos jogos LIBRAS+ oferecido pela Secretaria de Educação.

“A iniciativa visa aproximar os professores da Rede com o universo da cultura surda, bem como oferecer um primeiro contato aos alunos com a língua e sua importância para inclusão e acessibilidade”, explicou Casesque. O incentivo é para que todo o conteúdo trabalhado nas formações seja multiplicado para os estudantes em sala de aula, lembrando que a Secretaria de Educação disponibiliza intérpretes que atuam nas salas de aula dando suporte aos alunos surdos.

/* * VLibras */