Filipe Toledo vence etapa do Mundial de Surfe em Saquarema

O atleta de Ubatuba, Filipe Toledo, venceu nesta terça-feira, dia 28, o Oi Rio Pro 2022, a etapa brasileira do Mundial de Surfe. A vitória ocorreu na praia de Itaúna, em Saquarema (RJ), em uma disputa entre representantes do Litoral Norte. Com uma nota 10, Filipinho de Ubatuba bateu Samuel Pupo de São Sebastião,  tornando-se o maior campeão da etapa do Rio do Circuito Mundial com quatro títulos – vencedor em 2015, 2018, 2019 e 2022.

No total, 22 surfistas participaram da etapa, sendo seis brasileiros, que fizeram história ao garantirem uma semifinal 100% nacional, com os atletas: Italo Ferreira, Samuel Pupo,  Filipe e Yago Dora. Samuel venceu Ítalo, e Filipinho superou Yoaga, garantindo assim a presença do Litoral Norte na final.

Com o resultado, Filipinho garantiu a liderança do ranking e já tem vaga garantida no WSL Finals, evento entre os cinco primeiros do ranking que decidirá o campeão da temporada em setembro, nos Estados Unidos.

História em Ubatuba

Segundo Fabio Lima, coordenador dos Esportes de Aventura da Secretaria de Esportes e Lazer, o atleta ubatubense participou da escolinha de municipal por cerca de dez anos, período em que o pai dele dava aulas de surfe. Lima disse ainda que Filipinho começou competir nas categorias de base, participando de diversas provas representando o município antes de entrar para a elite do surfe.

Crédito: Reprodução de vídeos WSL