Poder Executivo Municipal

Fundart leva ceramistas de Ubatuba para encontro internacional em Paraty

Fundart leva ceramistas de Ubatuba para encontro internacional em Paraty
A Fundart que neste ano foi parceira do evento, já está convidada para participar do X Encontro de Ceramistas em Paraty, em 2016.

Ceramistas de Ubatuba participaram pela segunda vez do Encontro de Ceramistas em Paraty. O IX Encontro foi realizado de 2 a 5 de abril na grande tenda montada em frente a Igreja de Santa Rita e na Casa da Cultura de Paraty, ambos no famoso Centro Histórico. Todo ano um artista é o convidado e neste ano foi Alberto Cidraes, português radicado em Cunha, uma referência na arte da cerâmica. Outros importantes convidados foram René Le Denmat (França) e Alice Diniz (Portugal). Paraty é considerada um pólo da cerâmica no Brasil e traz artistas de diversas partes do mundo além de possuir mais de 30 artistas que moram na cidade e tem como atividade a cerâmica artística e utilitária.

De Ubatuba foram convidados para ocupar o stand da Fundart os ceramistas Denise Magon, Érika Sanches, Vitória Nunes, Bárbara Costa, Larissa Schirmanoff, Meirel Barbi, Lícidi Vidal e Akao que participam do Grupo Setorial de Artesanato da Fundação. O evento de alto nível inclui Ubatuba no circuito da cerâmica que atinge do Litoral Sul Fluminense e Vale Paraíba.

O Encontro dos Ceramistas em Paraty é realizado pela Arte4, de Dalcir Ramiro – ceramista paratiense, e Luciana Marsilio. O Encontro teve além da tenda principal, exposição na Casa de Cultura, Workshops, Oficinas, Palestras e queima de peças em cerâmica nos fornos tradicionais como o de raku e papel.

A Fundart que neste ano foi parceira do evento, já está convidada para participar do X Encontro de Ceramistas em Paraty, em 2016.

“ É muito importante para a Fundart poder levar nossos artistas para um encontro tão importante e assim fortalecermos o diálogo entre artistas do Mundo todo e do Brasil, colocando Ubatuba no mapa como um grande potencial produtor da cerâmica de primeira linha.” Finaliza a Diretora Presidente da Fundação, Cristina Prochaska.

Estagiario
/* * VLibras */