IBGE convoca recenseadores para treinamento presencial

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou a convocação dos recenseadores aprovados no processo seletivo simplificado para atuarem no Censo 2022. O chamamento inicial é para a participação no treinamento presencial obrigatório. A convocação teve início nesta quarta-feira e segue até sexta (15).

O treinamento presencial para os recenseadores será realizado de 18 a 22 de julho. Os candidatos selecionados para a região Sul farão o curso na escola Virgínia Lefévre, na Maranduba, e os demais convocados deverão se apresentar na escola Olga Gil, no centro da cidade, das 8h às 17h.

Em Ubatuba, no total, foram oferecidas 93 vagas para recenseadores (nos processos simplificado e complementar), com exigência do Ensino Fundamental completo. Também foram contratadas duas pessoas para as vagas de Agente Censitário Municipal e outras 11 para Agente Censitário Supervisor, que já estão em atuação no município.

Segundo a coordenadora censitária de subárea do IBGE para Ubatuba e Caraguatatuba, Isa Eugênia Silva, ao final do treinamento será aplicada uma prova para testar os conhecimentos dos participantes, que definirá a seleção ou eliminação dos candidatos.

O resultado do Censo 2022 será divulgado no próximo ano. Esta é a única pesquisa domiciliar realizada em todos os 5.570 municípios do país. O objetivo é oferecer um retrato da população brasileira e das condições domiciliares.