Terceira etapa de vacinação contra a Influenza começa dia 11 de maio

A secretaria de Saúde da Prefeitura de Ubatuba informa que o Ministério da Saúde fez uma nova alteração no calendário da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza (vírus tipo A – H1N1 e H3N2 – e vírus tipo B).

As mudanças incluem o cancelamento do dia D (9 de maio) para evitar aglomerações nos postos e a divisão da terceira etapa da campanha em dois momentos. O primeiro, de 11 a 17 de maio, será voltado para crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas até 45 dias. Já o segundo momento, de 18 de maio a 5 de junho, terá como foco os adultos de 55 a 59 anos de idade profissionais das escolas públicas e privadas.

A alteração do calendário de imunização contra a gripe Influenza levou em conta fatores técnicos, científicos, logísticos, entregas do laboratório produtor da vacina, evidência epidemiológica, eficácia e segurança do produto, somados à sustentabilidade da estratégia.

A meta é vacinar 90% de cada grupo prioritário sendo que crianças e gestantes são os grupos que nos últimos anos vêm apresentando cobertura abaixo da meta. A vacina estará disponível em todos os postos de saúde de Ubatuba. Confira a lista completa >> AQUI <<.

A secretaria de Saúde de Ubatuba lembra que os sintomas da Influenza são semelhantes aos da Covid-19 porém a vacina não protege contra o novo coronavírus. A antecipação da campanha, iniciada em 23 de março, tem o objetivo de reduzir a carga de circulação da Influenza na população, bem como suas complicações e óbitos, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco.

A recomendação para evitar a propagação da Covid-19 é manter o distanciamento social, intensificar a higiene das mãos e usar máscara quando sair para necessidade (saúde, compra de alimentos ou se trabalha em setores essenciais).