Poder Executivo Municipal

Mercado de Peixe tem opções de pescado para Semana Santa

Mercado de Peixe tem opções de pescado para Semana Santa

Mais do que em outras épocas do ano, o peixe e os frutos do mar são protagonistas do feriado da Semana Santa, em especial, da sexta-feira da paixão. Em Ubatuba, moradores e turistas têm a opção de adquirir os produtos frescos no Mercado Municipal de Peixe.

Segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde (MS), os peixes frescos são considerados alimentos in natura ou minimamente processados. São ricos em proteína de alta qualidade, vitaminas e minerais e, por isso, uma ótima opção para todas as épocas do ano.

O diretor de Gestão de Meios Produtivos da Secretaria Municipal de Pesca e Agricultura (SMPA), Leonardo Moraes, indicou algumas espécies de pescado com maior disponibilidade neste período. “Exemplares como sororoca, carapau, anchova, porquinho, linguado, olho de boi e dourado são algumas indicadas para consumo. Quem desejar uma escolha mais refinada, o robalo é uma boa opção”, disse.  Ainda de acordo com Moraes, outro destaque da temporada é a lula, com grande oferta e bem fresca.

Ainda é importante lembrar que, até o dia 30 de abril, o estado de São Paulo está em período de defeso do camarão. Durante três meses, é proibido o exercício da pesca de arrasto com tração motorizada para a captura das seguintes espécies: rosa, sete barbas, branco, barba ruça e santana ou vermelho. Desta maneira, a oferta é de produtos que foram arrastados no período permitido e conservados para comercialização e consumo durante os três meses do defeso.

 

Como escolher o peixe

Moraes ainda compartilhou algumas dicas importantes e fáceis para identificar a qualidade do produto na hora da compra. Uma delas é observar, sempre, o olho do peixe. “É necessário que o consumidor se atente para o olho do produto, que deve estar brilhante. Quanto mais opaco mais tempo aquele peixe tem, por isso, deve estar sempre brilhante. Outro alerta é importante é verificar a maciez da carne. Mesmo que as pessoas não possam encostar no peixe, é possível pedir para o comerciante apertar o produto para observá-la: se deformar e não retornar à forma normal, é porque o peixe já está há algum tempo no local”, alertou Moraes.

A última dica é referente às brânquias, que são os órgãos responsáveis pela respiração do animal. “As brânquias do pescado também devem apresentar um vermelho bem vivo – quanto mais opaco e esverdeado, mais o produto é antigo”, finalizou o diretor.

O Mercado Municipal de Peixe de Ubatuba está aberto ao público das 7 às 18 horas, de segunda a sábado e, aos domingos, das 7 às 14 horas. Neste feriado o funcionamento tradicional será mantido.

/* * VLibras */