Defesa Civil de Ubatuba visita áreas de risco na Região Sul da cidade

A Defesa Civil de Ubatuba está realizando monitoramento e acompanhamento a diversas áreas de risco no município. Na segunda-feira, 11, uma equipe técnica esteve em dois bairros da Região Sul para fazer avaliação da atual situação e analisar possíveis impactos em caso de novos eventos meteorológicos.

Os locais visitados foram Rio Escuro e Perequê Mirim / Poço Fundo sendo que, esse último, foi um dos locais já considerado de risco durante as chuvas de fevereiro de 2023; além disso, no final de agosto deste ano, foi emitido um alerta de deslizamento na região.

De acordo com o diretor da Coordenadoria da Defesa Civil, diretor Wagner Lopes, o objetivo do mapeamento é minimizar o impacto das chuvas, principalmente nas áreas de risco, já que todos os anos Ubatuba sofre com as consequências dos altos índices pluviométricos.

“Sabemos da importância de realizar um trabalho preventivo. A equipe da Defesa Civil do município está se empenhando para que os pontos de risco sejam monitorados de forma recorrente devido às épocas de chuva estarem se aproximando”, garantiu Lopes.

O diretor ainda considerou a visita produtiva e afirmou que as visitas têm sido uma prática recorrente desde que assumiu como novo gestor do órgão, desde julho de 2023, realizando alerta, prevenção e estudando a melhor maneira de resposta a esses desastres. “Toda a população está sendo orientada e monitorada para melhor desempenho da equipe em casos excepcionais.  A Defesa Civil de Ubatuba se coloca à disposição da comunidade para que o trabalho continue sendo efetuado com excelência”, acrescentou.

Ele ainda destacou que esse levantamento faz parte do trabalho de atualização do Plano de Contingência do Município, cuja revisão deve acontecer anualmente. O Plano de Contingência estabelece as ações de proteção e Defesa Civil e é elaborado a partir de uma determinada hipótese de desastre, organizando as ações de preparação e resposta. O documento visa a melhor coordenação no enfrentamento aos eventos relacionados a escorregamentos de encostas, alagamentos, inundações e outras ações decorrentes das ações do tempo, protegendo a população e a infraestrutura no município.

Na próxima semana, está prevista uma ação conjunta da Defesa Civil com Secretarias como Assistência Social, Habitação e Urbanismo para estudar possíveis estratégias e soluções para essas áreas que podem ser atingidas.