Mutirão vistoria mais de 3,6 mil imóveis em Ubatuba

Cerca de 400 pessoas participaram do mutirão contra o mosquito Aedes aegypti, realizado no sábado, 28 de janeiro. No total, foram vistoriados 3.635 imóveis localizados nos bairros Ipiranguinha, Jardim Ipiranga, Vale do Sol, Taquaral, além da região Centro. O objetivo foi eliminar o máximo de criadouros do mosquito, que transmite a dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

Todas as secretarias e autarquias municipais, além de voluntários das empresas Sanepav e LK Manutenção, envolveram-se na ação. A força tarefa ainda teve o reforço de duas patrolas, duas retroescavadeiras, um bobcat, duas carregadeiras, três caminhões e cinco vans. A ação contou ainda com a participação da Sabesp e da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen).

O prefeito de Ubatuba, Délcio Sato (PSD), e o vice- prefeito, Jurandir de Oliveira Veloso, participaram do mutirão, além de vários secretários municipais, e percorreram o Centro, feira livre e bairros da Região Oeste. O prefeito pediu o apoio da população no combate ao mosquito. “Para que a nossa ação tenha sucesso, precisamos da participação efetiva da população, que deve eliminar qualquer criadouro em sua residência”, disse Sato.

“Foi uma excelente ação, que resultou da união e apoio dos servidores, bem como da mobilização realizada pelo prefeito Sato”, destacou Jorge Ribeiro, coordenador da Vigilância em Saúde.

A atividade inaugurou a operação “Guerra total ao mosquito Aedes aegypti” e se repetirá até o mês de maio. A próxima ação acontece no sábado, 4 de fevereiro, nos bairros Cachoeira, Morro das Moças e Figueira.