
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Centro de Ubatuba realiza no próximo sábado, 28, o mutirão de atualização do Cadastro Único para Programas Sociais (Cadúnico). O objetivo é fazer a atualização de dados das pessoas em averiguação, que se encontram com seus benefícios sociais bloqueados ou prestes a bloquear, cancelados ou reduzidos por apresentar divergência de dados cadastrais.
A atividade acontecerá na Escola Municipal Maria Josefina Giglio da Silva, situada na rua Vasco da Gama, n. 430, no bairro Estufa II, das 9 às 16 horas.
A atualização dos dados pessoais no Cadúnico é obrigatória para evitar o cancelamento de benefícios sociais como o Auxílio Brasil, programa que substituiu o Bolsa Família, a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) ou o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS). Ela deve ser feita pelo menos a cada dois anos e é importante para verificar informações como alteração de renda, de endereço, inclusão e exclusão de membros familiares (óbitos, divórcio, nascimentos), entre outros dados.
Para fazer a atualização, é necessário comparecer ao local levando os seguintes documentos originais de todas as pessoas que moram na mesma casa:
– RG e CPF do responsável pela família (que deve ter mais de 16 anos e é recomendado que seja do sexo feminino);
– Título de Eleitor;
– Carteira de Trabalho (se tiver);
– Conta de luz (mesmo que em nome de terceiros);
– Certidão de Casamento;
– Certidão de Nascimento (somente menores que não possuírem documento de identidade);
– Declaração de matrícula escolar (se tiver alguém da família estudando)
Mutirões de atualização do Cadúnico já foram realizados nas regiões Sul e Oeste nos dias 14 e 21 de maio e atenderam mais de 250 pessoas.