Arboviroses: Endemias prepara nova Avaliação de Densidade Larvária

O setor de Controle de Endemias da Secretaria de Saúde de Ubatuba está realizando uma nova Avaliação de Densidade Larvária (ADL) do município que calcula a taxa de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika, Chikungunya e febre amarela. A previsão é que os dados sejam finalizados na próxima semana.

Para a realização da ADL, as equipes de Endemias coletam amostras em diferentes bairros da cidade. O trabalho de coleta teve início no dia 2 de janeiro e deve abranger mais de 1.300 imóveis. O objetivo é atuar na prevenção de novos casos de arboviroses e identificar áreas com maior incidência de larvas do mosquito.

A última Avaliação de Densidade Larvária foi feita na cidade no mês de outubro de 2022 e apontou taxa de 1,3%, o que deixou o município em estado de alerta. Para entender melhor, o Ministério da Saúde possui três classificações: até 1,0% o resultado é satisfatório; de 1,1% a 3,9% é estado de alerta; e acima de 4,0% é considerado alto risco para epidemia de doenças arboviroses.

Em 2022, o município registrou ADL de 1,0% em agosto, de 3,3% em abril e de 0,9% no mês de janeiro.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que as equipes de Endemias realizam vistorias e ações de combate ao Aedes aegypti durante todo o ano e pede que a população redobre os cuidados com a eliminação de criadouros do mosquito, mantendo a limpeza frequente dos imóveis e caixas d’água, não deixando água parada em pneus, vasos de plantas, garrafas ou outros recipientes que possam permitir a reprodução do mosquito.