Poder Executivo Municipal

Nova sede da Defesa Civil é inaugurada no antigo terminal turístico da Comtur

Nova sede da Defesa Civil é inaugurada no antigo terminal turístico da Comtur

Na manhã desta quinta-feira, 28, foi inaugurada a nova sede da Defesa Civil de Ubatuba, na rua Madame Janina, 28, no Perequê-Açu. Localizada no antigo terminal turístico da Comtur, a unidade conta com salas administrativas, de reuniões e de capacitações; espaços para guarda de equipamentos fornecidos pelo governo estadual, centro de logística, alojamento para os funcionários, sala para materiais de manutenção do espaço e uma sala de situação para monitoramento de condições adversas e tomada de decisões.

“Buscamos o novo local e, com o apoio de toda a comunidade, tanto dos servidores quanto de comerciantes e empresários da cidade, trabalhamos na adequação do espaço”, destacou o diretor de gestão do órgão, Ricardo Domingos Gil. Ele disse que agora trabalha na criação de um vestiário para melhor acomodar o público externo, que vem capacitar os funcionários, e a própria equipe, que precisa momentos de descanso durante os turnos de trabalho 24 horas por dia.

Gil declarou que a sede recebeu o nome de “Odair Francisco de Oliveira”, em homenagem ao funcionário que perdeu a vida em 12 de agosto de 2011 em serviço. Odair iniciou no funcionalismo nos anos 2000 e, na Defesa Civil, em 2008. A mãe dele, Marina Oliveira, recebeu uma homenagem da prefeita Flavia Pascoal.

Gil fez questão de salientar a dedicação dos servidores. “O prédio, por si só, ja revela o esforço dos nossos funcionários e não podemos deixar de valorizá-los pois sem eles não teria acontecido. Tudo aconteceu graças a uma pessoa, alguém que me surpreendeu e me fez estar aqui hoje, que é o major Edílson Ramos. Trabalhamos juntos e agradeço por ter confiado em mim e depositado essa responsabilidade, tanto em mim como em meu companheiro inseparável Napoli. Agradeço à prefeita também pelo apoio. Sejam todos bem vindos a nova sede” .

“A comunidade esta de parabéns. E é, também, um trabalho exemplar da Defesa Civil: um trabalho de prevenção. É um momento muito importante para vocês, que é o resgate do sistema de Proteção e Defesa Civil. Os agentes da Defesa Civil aqui estão fazendo o trabalho diferenciado e o primeiro passo aqui foi a estrutura física, que vai poder atender todos aqui turistas e moradores de uma maneira excelente a começar pela sede”, enalteceu o coordenador regional da Defesa Civil, Wander Vieira.

O capitão Rodrigo Fiorentini esteve presente representando o chefe da Casa Militar do Governo do Estado, capitão Romanetti, e relembrou as dificuldades das ocorrências em Ubatuba no início do ano. “Logo no comecinho da gestão, estivemos presentes em uma situação não muito agradável, mas que também faz parte do trabalho da Defesa Civil. Pudemos observar a atuação de toda equipe do órgão. O operacional esta de parabéns”, frisou. Ele parabenizou, ainda, todo o trabalho que foi feito em menos de 10 meses desde que a nova administração assumiu. “Estar aqui hoje e muito satisfatório”, complementou.

A prefeita Flavia Pascoal agradeceu o empenho e a dedicação dos integrantes da Defesa Civil e dos bombeiros civis no apoio às ocorrências do começo do ano, quando a cidade foi castigada pelas fortes chuvas, e, também, à Secretaria de Educação, que deu um suporte prévio, pois não havia local para reunir o comitê de planejamento.

“Quando entrei no antigo prédio, me apavorei com a situação precária. O local não oferecia nem segurança aos funcionários. Junto ao Governo do Estado fomos buscar ajuda para a conquista de R$ 300 mil, que é um kit destinado às prefeituras para instrumentalizar as Defesas Civis. Daqui alguns dias, vamos receber carro e material pra nossa cidade”, comemorou a prefeita.

“Em Ubatuba, temos que ser realistas. A ocupação aconteceu de forma desordenada e, hoje, muitas pessoas estão em áreas de difícil acesso e risco e, por isso, precisamos estar com uma Defesa Civil forte para que estejamos preparados para qualquer intempérie e preservar a vida dos moradores da nossa cidade. Essa inauguração é muito importante para nós, pois tudo foi pensado com muito carinho e conquistado pelo trabalho com as próprias mãos dos servidores da Defesa Civil. Quem quer faz, não fica esperando acontecer”, finalizou Flávia.

Durante a cerimônia de inauguração, a prefeita Flavia Pascoal entregou um certificado aos funcionários que trabalharam na reforma da sede.

/* * VLibras */