Poder Executivo Municipal

Educação implanta projeto sobre hábitos alimentares saudáveis

Educação implanta projeto sobre hábitos alimentares saudáveis

A Secretaria de Educação de Ubatuba vai implantar, a partir de junho, um projeto denominado Novos Sabores nas escolas da Rede Municipal de Ensino A proposta em parceria com a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), consiste em estabelecer um dia da semana para a inserção da proteína vegetal no cardápio da alimentação escolar.

A apresentação do projeto aconteceu no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto em dois dias: na quarta-feira (25), o público-alvo foram os gestores e coordenadores da rede; já na quinta-feira (26), foi a vez dos pais poderem apreciar o conteúdo da proposta.

A previsão é que a iniciativa comece a ser implantada nas unidades a partir da próxima semana. “Dia primeiro de junho nós vamos fazer essa primeira experiência em todas as escolas, servindo a feijoada vegetariana com couve, farofinha, arroz e a fruta”, explicou a secretária de Educação Fatinha Barros.

Outras opções que poderão compor esse cardápio são hamburger de feijão carioca; feijoada de vegetais; macarrão nutritivo e bolo de banana (sem ingredientes de origem animal).

De acordo com o presidente da SVB, Ricardo Laurino, a conscientização na hora de implantar o projeto é baseada em mostrar os benefícios que a ação pode trazer para os alunos em relação ao impacto ambiental e também na questão da nutrição.

“A ação vai ao encontro com o que o Ministério da Saúde brasileiro preconiza, que é um aumento no consumo de frutas, verduras e legumes, ou seja no consumo de produtos vegetais. É um conjunto de coisas que acabou se conectando e sendo um ponto positivo para que isso fosse implementado e fosse um sucesso”, disse.

Para Marília Mathion, cujo filho estuda na Escola Municipal José de Souza – no Taquaral, é uma excelente iniciativa. “Para a gente reeducar o paladar da criança, tem que voltar na origem quando inserimos na alimentação dela o refrigerante, os temperos e pó – tudo isso destrói o nosso palato. A gente perde a sensibilidade. Achei fantástico inserir a proteína de soja na alimentação escolar”, destacou.

“Quero parabenizar o projeto. Senti um chamado muito forte para estar aqui hoje. Acredito que para o sucesso da iniciativa será necessário o investimento na formação das merendeiras”,  compartilhou Flavia Souza de Brito, mãe de aluno da EM Ernesmar de Oliveira, no Corcovado.

Mais sobre a SVB

Fundada em 2003, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) é uma organização sem fins lucrativos que promove a alimentação vegetariana como uma escolha ética, saudável, sustentável e socialmente justa. Por meio de campanhas, programas, convênios, eventos, pesquisa e ativismo, a SVB realiza conscientização sobre os benefícios do vegetarianismo e trabalha para aumentar o acesso da população a produtos e serviços vegetarianos. Em 2018, por exemplo, foram servidas 67 milhões de refeições vegetarianas apenas como resultado de um dos programas da organização. A SVB também foi reconhecida pela Animal Charity Evaluators como uma das ONGs mais eficazes do mundo. Para mais informações, acesse www.svb.org.br .

/* * VLibras */