Prefeitura iniciará obras da escolinha de surfe no Sapê, região sul

Na última segunda-feira, 13, uma reunião entre representantes do Poder Público e iniciativa privada, discutiu o início das obras da nova escolinha de surfe na praia do Sapê, Maranduba, Região Sul de Ubatuba. O projeto ocupará uma área de 128m², com um investimento de aproximadamente 285 mil reais, sendo 200 mil provenientes de fonte Parlamentar Federal, por meio de transferência especial, e o restante de fonte 1, oriundo da municipalidade. Esse valor é resultado de uma emenda parlamentar conquistada pelo vereador Osmar de Souza, por intermédio do Deputado Federal Marco Bertaiolli.

Participaram da reunião o secretário de Esporte e Lazer, Fábio Rossi, o secretário de Obras Públicas, Carlos Peixoto Jr, Jaqueline Pedroso, assessora do vereador Osmar de Souza, o coordenador de Esportes Radicais, Fábio Lima, o representante dos moradores da praia do Sape, Renato Marciano, e o empresário do ramo do surfe, Luiz Henrique Pereira da Silva.

“Por muito tempo buscamos verbas para a construção da escola. É um sonho da região sul. Demorou devido aos trâmites e burocracias, mas finalmente vamos iniciar essa obra. Estamos muito felizes”, afirmou Jaqueline.

A construção da escolinha de surfe atenderá aproximadamente 100 a 120 alunos, e representa uma oportunidade de aproximação entre a Prefeitura e região Sul, afirmou Fábio Rossi.

“Inicialmente, vamos focar nas aulas de surfe e, posteriormente, expandir para outros esportes. Esta escolinha será um meio de fomentar a prática esportiva na região e faremos parcerias com a comunidade. O projeto finalmente saiu do papel e está indo para a fase de construção. Isso já é uma grande conquista, pois o recurso estava parado há cerca de dois anos. É importante celebrar esse avanço”, ressaltou Rossi.

Fábio Lima também mencionou que a construção beneficiará e tornará o esporte mais acessível.

“É uma sementinha plantada há alguns anos, desde que a gente iniciou o trabalho das sedes esportivas, Praia Grande e Perequê-Açu, a ideia também era incluir também o Sapê, porém, devidos a problemas burocráticos e de financiamento, não foi possível na época, porém hoje é uma realidade. Estamos felizes em ver esse projeto se concretizar. É mais um passo rumo ao melhor para Ubatuba.”

De acordo com o Secretário de Obras, a escolinha proporcionará conforto aos alunos.

“Contará com um salão amplo, uma copa e dois banheiros, incluindo acessibilidade para pessoas com deficiência. Será um espaço bem iluminado, ventilado e ecologicamente correto, atendendo confortavelmente o público do surfe para que todos se sintam em casa”, destacou.

Os maiores beneficiados serão os moradores do bairro, que terão um local adequado para o surfe. Representando a população da praia do Sapê, Renato Marciano expressou a alegria de compartilhar essa conquista com a região Sul.

“É um projeto crucial para incentivar as crianças a se ocuparem, principalmente contra a evasão escolar. Com essa construção, conseguiremos unir a comunidade e o poder público, oferecendo acesso aos esportes, convívio social e educação diferenciada, visando tornar cada cidadão melhor”, concluiu Marciano.