Poder Executivo Municipal

Prefeitura de Ubatuba anuncia início de obras na orla do Itaguá

Prefeitura de Ubatuba anuncia início de obras na orla do Itaguá

Em reunião realizada na manhã desta terça-feira, 22, com representantes de seis quiosques da av. Leovegildo Dias Vieira, no Itaguá, a Prefeitura de Ubatuba anunciou que as obras de revitalização dessa orla começarão no próximo dia 7 de março.

Os trabalhos que abrangerão a área que vai da Praça Alberto Santos (conhecida como Praça da Baleia) até a altura da rotatória da rua Capitão Felipe, próxima ao Tenório, têm recursos do  Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur).

As intervenções incluem execução de calçadão e passeio na orla, instalação de equipamentos recreativos, reforma da ciclovia, instalação de bancos de concreto pré-moldado, espreguiçadeiras de fibra sintética e painéis de vidro em base de concreto.

O concreto atual será retirado e será realizada a reforma de 2.445,11 metros quadrados de ciclofaixa, com instalação de contrapiso de concreto com malha de ferro e piso de concreto rústico bamboleado, além de mini guias de concreto e pintura.

Os recursos a serem investidos são da ordem de R$ 1,2 milhão. Serão instalados um total de 1.654,17 metros quadrados de canteiros de gramados e 1.380,58 metros quadrados de decks de madeira, além de guarda corpo em algumas áreas, muro de arrimo e faixas de pedestre elevadas e pintadas. Todas as condições de acessibilidade, como rampas nas calçadas, foram garantidas no projeto.

“A finalidade do projeto é o ir e vir das pessoas e a contemplação da paisagem. Assim, os quiosques existentes deverão se adequar à área proposta e funcionar como pontos de apoio aos turistas e moradores que frequentam a área”, reforçou a secretária de Urbanismo, Soraya Rosário. Está em elaboração o projeto de identidade visual que os quiosques deverão adotar como parte integrante da intervenção urbanística da avenida.

O secretário de Turismo, Alessandro Morau, destacou que outros dois projetos de revitalização estão em andamento: um na orla da avenida Iperoig, no Centro, e outro referente à estrada do Caisão. Ambos somam um total de R$ 4,5 milhões de investimentos.

Pela Prefeitura de Ubatuba, além das secretarias de Turismo e Urbanismo, estavam presentes representantes das secretarias de Fazenda e do Planejamento, Serviços de Infraestrutura e Serviços Públicos, Assuntos Jurídicos, a Chefia de Gabinete, a Assessoria Especial de Planejamento e Fomento Econômico, a Superintendência de Gestão de Desenvolvimento Sustentável e a Secretaria de Governo.

/* * VLibras */