Secretaria de Saúde explica pagamento do Piso Salarial Nacional da Enfermagem

A Secretaria Municipal de Saúde explica que o município recebeu no último dia 22 de agosto cerca de R$ 660 mil referentes ao repasse do Ministério da Saúde para o pagamento do Piso Salarial Nacional da Enfermagem, que instituiu um valor mínimo que cada profissional da área deve receber, tanto do setor público quanto privado.

O piso que vale para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem passou a valer desde o último mês de maio e a verba recebida trata dos valores retroativos desde a aprovação da lei. O repasse será enviado mensalmente para assistência financeira complementar aos Estados, Distrito Federal e municípios.

De acordo com a secretária de Saúde, Ana Cristina Lourenço, cada profissional de enfermagem que atua em Ubatuba, tanto da Rede Municipal de Saúde quanto da Santa Casa, foi cadastrado individualmente, por meio do CPF, no sistema “Investsus”. No entanto, neste primeiro mês de pagamento do piso, algumas inconsistências foram identificadas pelo sistema e terão que ser corrigidas, postergando o pagamento a alguns profissionais.

“Foi identificado que 38 pessoas da Santa Casa e 37 profissionais da rede não receberão a correção do piso neste mês, pois o ministério não fez o repasse por alguma inconsistência. Estamos fazendo um levantamento dessas incoerências para que no próximo mês a verba chegue completa aos profissionais. Sabemos que todos estão ansiosos e que já é um direito dos profissionais, mas os trâmites burocráticos para o primeiro pagamento são enormes. Pedimos a compreensão de todos e ressaltamos que o valor que não for recebido corretamente neste pagamento será retroativo no próximo”, explicou a secretária, enfatizando ainda que mais de 260 profissionais receberão os valores corrigidos neste mês.

Dúvidas sobre o pagamento do Piso Salarial Nacional da Enfermagem podem ser sanadas pelo telefone (12) 3834-3237, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.