Educação encerra ciclo de palestras com jogador tetracampeão pela seleção

Na tarde de quinta-feira, 16, o Salão da Igreja São Francisco foi palco do último dia do treinamento em comunicação para educadores da Rede Municipal de Ensino. O evento foi encerrado com a palestra do tetracampeão pela seleção brasileira de futebol, Mauro Silva, que falou sobre comunicação em equipe.

Silva contou um pouco de sua trajetória, passando por clubes como Guarani, Bragantino e La Coruña, além de destacar os 11 anos jogando pela Seleção Brasileira (de 1990 a 2001). Atualmente, ele é vice-presidente da Federação Paulista de Futebol.

O ex-atleta salientou a importância da Educação e falou sobre o prazer compartilhar vivências, experiências e convicções adquiridas tanto no Brasil como na Europa e que deram certo. “Quando as pessoas deixam seus interesses pessoais de lado e trabalham pelo interesse da organização, entidade, empresa ou escola, isso faz uma grande diferença”, enfatizou.

Ele também comentou sobre as dificuldades de conquistar metas e objetivos em ambientes difíceis e enalteceu o papel do indivíduo nesses locais. “O que faz a diferença nas organizações são as pessoas. Não é a tecnologia, a infraestrutura… se a gente tira as pessoas, se você não tiver atitude, se não tiver pessoas comprometidas, as coisas não acontecem”.

Silva ainda lembrou a questão do preconceito e das diferenças, abordando a importância de construirmos um cenário mais igualitário em todos os aspectos. “Quando eu estava na Europa, em um determinado momento, éramos 18 estrangeiros de nove nacionalidades diferentes em um time. Além das diferenças pessoais de cada um, havia uma diferença cultural de formação de cada país. Realmente, independente dessas diferenças, quando temos os mesmos objetivos o segredo é todo mundo puxar a corda par ao mesmo lado”, frisou o tetracampeão. “Eu não era o melhor do meu time, mas eu trabalhava muito para que o meu time fosse o melhor”, concluiu.

Em 2017, Silva foi eleito o melhor jogador da história do La Coruña, time espanhol que defendeu por 13 anos.  Ele atribui essa conquista a algo muito além do desempenho técnico e esportivo dentro de campo.

Rede Municipal de Educação

A prefeita Flavia Pascoal agradeceu Mauro Silva pela participação em um evento do município e sua disposição em compartilhar um pouco sobre sua trajetória.  “Hoje, ele pôde passar esse espírito de equipe que é extremamente importante para o nosso trabalho na Educação. Juntos, compartilhando o conhecimento e os objetivos, iremos alcançar altos patamares. Este foi um ano muito positivo para a Educação – foram melhorias como equipamentos que chegaram nas escolas, a entrega de materiais, melhores ferramentas de trabalho e manutenção dos prédios escolares para ter uma melhor estrutura nas unidades”, reforçou.

Ela ainda citou uma outra bandeira deste ano, que é a valorização dos professores. “Para isso, a gente trabalhou muito, desde o início do ano, buscando economicidade com o dinheiro público e muitas ações que contribuíram para que tivéssemos um orçamento agora para fazer o abono dos professores, contemplando os 748 educadores da nossa rede. Estamos providenciando o Decreto para regulamentar a medida”, garantiu a prefeita.

A secretária de Educação, Fatinha Barros, comemorou a adesão e a participação dos profissionais das unidades à capacitação, principalmente devido à relevância do tema. “Comunicação é a base do professor”, disse.  Para o próximo ano, Fatinha comentou que a intenção é promover uma formação durante o ano todo para não deixar acumular para os últimos meses. “Vamos fazer um planejamento desde março para uma formação continuada. E as iniciativas da rede, como Semana do Bebê e Semana da Educação Inclusiva, vão permanecer, mas a ideia é instituir já como formação, trabalhando com professores, gestores e coordenadores”, finalizou.