Poder Executivo

Poiesis abre inscrições para oficinas culturais online para março

Poiesis abre inscrições para oficinas culturais online para março

O Programa de Formação para o Interior, uma realização da Poiesis – Organização Social de Cultura por meio do Programa de Oficinas Culturais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo está com inscrições abertas para diversas Oficinas Culturais Online no mês de março.

As atividades são gratuitas e acontecem ao vivo através do aplicativo Zoom. A Poiesis é uma instituição de apoio à cultura, à língua e à literatura, que tem por objetivo o desenvolvimento sociocultural e educacional como complemento da formação de estudantes e público em geral.

Para o mês de março os temas são variados, com inscrições para oficinas de fotografia, afrovisualismos, criação poética, desenho, contação de histórias para bebês, entre outros assuntos.

Confira as oficinas disponíveis:

OFICINA DE FOTOGRAFIA: ENSAIOS, NARRATIVAS E CONSTRUÇÕES VISUAIS Coordenação: Beatriz Ataidio
Datas e horários:
Turma A – dias 7, 9, 14 e 16 de março, das 18h30 às 20h30
Turma B – dias 8, 10, 15 e 17 de março, das 14h às 16h
Inscrições: até o preenchimento das vagas (30 por turma)
Público-alvo: interessados em geral
Link de inscrição Turma A: https://forms.gle/VjXi8KVwwCu8pWpY9
Link de inscrição Turma B: https://forms.gle/5T9RfjEPNxgXzfV2A

Sinopse:
Esta oficina se propõe a apresentar trabalhos de referência e debate sobre as possibilidades de construções visuais e artísticas na fotografia. Também expõe ferramentas para a apropriação dos processos de criação e propõe exercícios que estimulem os participantes a criarem séries fotográficas, de forma que possam narrar suas próprias experiências pessoais e utilizar a fotografia como ferramenta de expressão social e artística.

 

OFICINA: ESCRITA DE PROJETOS – ORGANIZANDO IDEIAS, CONTEXTOS E NARRATIVAS ARTÍSTICAS
Coordenação: Robson Ferraz
Datas e horários:
Turma A: dias 9, 11, 16 e 18 de março, das 14h às 16h
Turma B: dias 16, 17, 23 e 24 de março, das 18h30 às 20h30
Inscrições: até o preenchimento das vagas (25 por turma)
Público-alvo: Artistas de todas as áreas, estudantes de arte e demais profissionais envolvidos com produção cultural, acima de 16 anos
Link de inscrição Turma A: https://forms.gle/wG92Xi26wqcZaZSn7
Link de inscrição Turma B: https://forms.gle/aSjFdv55gzRTtgb76

Sinopse: 
A oficina destina-se a artistas, estudantes de todas as artes e demais profissionais envolvidos com produção cultural interessados na escrita artística, organização e desenvolvimento de projetos. Com foco na produção do texto, os encontros têm como objetivo fornecer ferramentas que auxiliem os participantes a redigir e comunicar seus processos artísticos com maior clareza e eficácia. As aulas abordam a estrutura dos argumentos, a importância da narrativa e a organização do discurso artístico. A oficina explora também a importância da escrita como principal meio para o encontro de linhas de apoio à realização de projetos artísticos e culturais dentro do contexto brasileiro de editais de fomento às artes.

 

PALESTRA: ARTE URBANA E FUTEBOL
Coordenação: Emerson Prata e Luiz Torres
Data e horário: dia 10 de março, das 18h30 às 20h30
Inscrições: até o preenchimento das vagas (60 Vagas)
Público-alvo: Estudantes, professores, artistas e interessados em geral a partir de 16 anos.
Link de inscrição: https://forms.gle/oN1e89EajaVTmkA98

Sinopse:
Arte urbana é um termo que pode definir muitas formas de ocupação dos espaços públicos e privados, principalmente nos grandes centros urbanos desde a década de 1670 até os dias atuais. No futebol, tem muito a ver com a demarcação dos espaços urbanos de torcidas dos grandes clubes, também como reverência e ídolos consagrados em suas equipes e outros fatores que são vida e cores por onde passam. Esta proposta tem por objetivo dialogar sobre ocupação artística urbana e sua relação com futebol em diferentes contextos ao redor do mundo.

 

OFICINA: AFROVISUALISMOS 2.0 
Coordenação: Ramo Negro
Datas e horários: dias 14, 16, 21 e 23 de março, das 14h às 16h
Inscrições: até o preenchimento das vagas (50 Vagas)
Público-alvo: interessados em tecnologia, economia criativa, arte e visualidades.
Link de inscrição: https://forms.gle/kBZZPBswntCc1Bxc9

Sinopse:
A oficina busca, por meio do estudo da estética preta contemporânea e seus atravessamentos nas artes visuais, no design, na moda, na ilustração, no cinema e afins, desenvolver uma plataforma de encontros e trocas de saberes a partir das leituras semióticas, estudos e visualidades pretas e seus desdobramentos sócio visuais no contemporâneo. Pretende fomentar em seus participantes a provocação de produzir arte a partir de uma lente Afroutópica.

 

OFICINA DE CRIAÇÃO POÉTICA: MUITOS OUTROS EUS EM MIM
Coordenação: C Marina Wisnik
Datas e horários: dias 15, 17, 22 e 24 de março, das 14h às 16h
Inscrições: até o preenchimento das vagas (60 Vagas)
Público-alvo: Interessados em poesia.
Link de inscrição: https://forms.gle/9L1tEvX8JUPQ6q9Q9

Sinopse:
A oficina visa sensibilizar e instrumentalizar os participantes à leitura e criação poética, com foco no tema da heteronímia, isto é, os múltiplos “eus” poéticos criados por um mesmo autor ou autora. A partir de uma leitura aprofundada da obra de Fernando Pessoa, pretende-se analisar, coletiva e sensivelmente, seus diferentes heterônimos: Álvaro de Campos, Ricardo Reis, Alberto Caeiro e o próprio Fernando Pessoa. O participante deverá ampliar seu repertório acerca do tema, aventurar-se na criação de poesias, refletir sobre as produções realizadas no grupo, transitando entre teoria e prática. Considerando que o trabalho terá enfoque na multiplicidade do olhar, a oficina terá espaço para discussões no que se refere às fronteiras entre o conceito de lugar de fala e os limites da ficção, ampliando a discussão para o tema de liberdade e limite na poesia sob a perspectiva do eu-lírico.

 

OFICINA: COMO INVESTIGAR UMA OBRA
Coordenação: Uila
Data e horário: dia 15 de março, das 18h30 às 21h30
Inscrições: até o preenchimento das vagas (20 vagas)
Público-alvo: Arte-educadoras(es), artistas, curadores(es) e interessadas(os) em geral, acima de 18 anos.
Link de inscrição: https://forms.gle/1zZVbnPHoxj41mVB8

Sinopse: 
Levando como ponto inicial a arte educação como campo de conhecimento e pesquisa, a oficina pretende tornar público o processo de investigação de uma obra de arte, considerando sua produção, discurso, localização expositiva e a proposta curatorial que a envolve. A partir destes critérios, pretende-se pôr em questão o Núcleo Arte-Educativo enquanto área profissional, transformando-o, também, enquanto ponto de reflexão, análise e discussão.

 

ENCONTROS LÍRICOS COM CARMEN, DE GEORGES BIZET
Coordenação: Sergio Casoy
Datas e horários: dias 16 e 17 de março, das 18h30 às 20h30
Inscrições: até o preenchimento das vagas (50 vagas)
Público-Alvo: interessados a partir de 16 anos
Link de inscrição: https://forms.gle/WNr4WYHGQ2p1Z2v39

Sinopse:
O formato denominado “Encontro Lírico” consiste em, tomando uma determinada ópera como tema, discorrer sobre suas origens e detalhes que envolvem sua criação – apoiada por exibição de imagens via Power Point – e a em seguida exibir e comentar, em vídeo, seus trechos mais significativos, retirados de várias produções daquela ópera para que os alunos possam, além de se familiarizar com o canto, comparar e constatar às várias possibilidades de produção teatral que um mesmo tema pode oferecer. Com Sergio Casoy, professor e pesquisador de música lírica, apresentador do programa “Bravo”, da Rádio Cultura FM (SP) e autor de “A invenção da ópera” e “Ópera de outros cantares”.

 

OFICINA: PATROCÍNIO NA MÚSICA – UM GUIA PARA ARTISTAS E PRODUTORES
Coordenação: Alice Coutinho
Datas e horários:
Turma A: dias 14, 16 e 18 de março, das 14h às 16h
Turma B: dias 17, 22 e 24 de março, das 18h30 às 20h30
Inscrições: até o preenchimento das vagas (30 vagas)
Público-alvo: músicos e produtores culturais, público que em geral concorre e recorre a patrocínios com seus projetos culturais, a partir de 16 anos.
Link de inscrição Turma A: https://forms.gle/MWyncnFHxWCckdno9
Link de inscrição Turma B: https://forms.gle/BV5pdtygcbuSV3Ht7

Sinopse:
A oficina visa refletir sobre o papel e centralidade do patrocínio no financiamento à cultura na contemporaneidade e apresentar a músicos e produtores conhecimentos interdisciplinares de marketing, gestão e sociologia para auxiliá-los em seus projetos, buscando uma atuação mais consciente e assertiva na busca e manutenção de parcerias com empresas patrocinadoras.

 

AS DRAMATURGIAS DOS CÔMICOS DE REPETIÇÃO
Coordenação: Caco Mattos
Datas e horários: dias 21, 23 e 25 de março, das 14h às 16h
Inscrições: até o preenchimento das vagas (30 vagas)
Público Alvo: Artistas, estudantes e pessoas que pesquisam e tenham interesse em comicidade e suas dramaturgias a partir de 16 anos.
Link de inscrição: https://forms.gle/ivXgeAP9gJCKdv5E7

Sinopse:
Nos três encontros virtuais, serão analisadas as composições e estruturas dramatúrgicas de três entradas cômicas e seus conteúdos, a apresentação de alguns aspectos históricos, sociológicos, antropológicos, a produção de sentidos em épocas distintas, a interpretação, os tipos cômicos e suas relações de hierarquia, o jogo e afinação. As entradas escolhidas também servirão como ponto de partida para reflexão e análise sobre a utilização das entradas na contemporaneidade.

 

OFICINA DE DESENHO A MÃO LIVRE A PARTIR DE FORMAS SIMPLES
Coordenação: Felipe Fejão
Datas e horários: dias 24, 29 e 31 de março, das 10h às 12h
Inscrições: até o preenchimento das vagas (30 vagas)
Público-alvo: interessados em geral a partir de 16 anos.
Materiais necessários: 1 Lápis preto 2B ou 6B, 1 Borracha Branca, 1 pacote de 100 folhas papel sulfite A4, 1 Apontadores, 1 Canetas Retroprojetor preta
Link de inscrição: https://forms.gle/TkGi4oSCRS1yHRAp7

Sinopse:
O artista visual Felipe Fejão propõe para a oficina de desenho o aprendizado que, aplicando técnicas simples de desenho, qualquer pessoa pode construir qualquer desenho a partir de formas geométricas simples, usando materiais de fácil acesso ou que estão disponíveis em casa.

 

OFICINA: VOZ NÃO SE DÁ, SE ESCUTA
Coordenação: Larissa Pedrosa e Renata Oliveira
Datas e horários: dias 28 e 30 de março, das 18h30 às 20h30
Inscrições: até o preenchimento das vagas (25 vagas)
Público-alvo: Para mulheres acima de 15 anos que desejem experimentar sua voz por meio de atividades artísticas.
Link de inscrição: https://forms.gle/NK4qZNhM2uXD42Q18

Sinopse:
Nesta oficina serão desenvolvidas, a partir de práticas que proporcionam a escuta e acolhimento das participantes, atividades que incentivam a exploração da voz como ferramenta de expressão e autopercepção, por meio do canto, histórias, rodas de conversas, poesia, corpo em movimento e outras possibilidades artísticas.

 

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA PARA BEBÊS – INTRODUÇÃO
Coordenação: Fernanda Munhão
Turma A: dia 22 de março, das 9h às 12h
Turma B: dia 28 de março, das 14h às 17h
Inscrições: até o preenchimento das vagas (60 vagas por turma)
Seleção: análise da ficha de inscrição
Público-alvo: interessados a partir de 16 anos.
Link de inscrição turma A: https://forms.gle/Yk7J3Jf935wcMHUc7
Link de inscrição turma B: https://forms.gle/7K8V2UB7x5eew4Vt9

Sinopse:
A palestra trata da importância da leitura e da contação de histórias para os bebês. Como o bebê demonstra interesse pelas histórias? Como contar e ler histórias para os bebês? Quais os temas sugeridos? Quais os livros destinados a essa faixa etária? Quais os recursos utilizados para atrair a atenção do bebê? Um bate-papo descontraído destinado aos pais, professores, psicólogos e todos aqueles que se interessam pelas crianças desde o ventre ao tempo do brincar.
 

PALESTRA: LYGIA CLARK: DA ARTE À TERAPIA – ESTUDOS DOS OBJETOS RELACIONAIS
Coordenação: Dani Bargas
Datas e horários:
Turma A: dia 23 de março, das 9h às 12h
Turma B: dia 30 de março, 18h às 21h
Inscrições: até o preenchimento das vagas (50 vagas)

Link de inscrição Turma A: https://forms.gle/pRQeCCY1JCMhPKfu9
Link de inscrição Turma B: https://forms.gle/gEAm4cy3awSwZSvY7
Sinopse:
Nesta palestra será apresentado o pensamento, a trajetória, e a obra de Lygia Clark por meio de seus “Objetos Relacionais”  como dispositivos para interconexão entre espaço interno e externo, corpo e cosmo. Lygia Clark foi pintora e escultora brasileira nascida em Minas Gerais, pioneira da arte-abstrata e dedicou-se ao estudo do espaço e da materialidade. A radicalidade com que explorou as potencialidades expressivas dos planos levou-a a desdobrá-los. Interessada em despertar todos os sentidos do público, mergulhou nas trocas sensoriais para criar uma linguagem relacional. A artista Lygia Clark se autodenominava propositora ou canalizadora de experiências, e assim, criou possibilidades terapêuticas da arte sensorial e dos objetos em relação com o corpo, com objetivo de ampliar a percepção, retomar memórias ou provocar diferentes emoções.

 

OFICINA DE ESCRITA DE PROJETOS CULTURAIS
Coordenação: Amanda Prado
Datas e horários:
Turma A: dias 5, 12, 19 e 26 de março, das 9h às 11h
Turma B: dias 7, 8, 9 e 10 de março, das 19h às 21h
Turma C: dias 14, 15, 16 e 17 de março, das 9h às 11h
Turma D: dias 21, 22, 23 e 24 de março, das 14h às 16h
Inscrições: até o preenchimento das vagas (50 vagas)

Link de inscrição Turma A: https://forms.gle/u5ktirn62XPr8i3M7
Link de inscrição Turma B: https://forms.gle/K4v79WnkxxGwTTD47
Link de inscrição Turma C: https://forms.gle/mJ8ezp9CEBrMD5XP9
Link de inscrição Turma D: https://forms.gle/btRkcPP5zvCsYpL67

Sinopse:
Esta oficina abordará os principais fundamentos para formatação de projetos culturais, como descrição de objetivos e justificativas, organização de cronograma e orçamento, tendo como base o ProAC Editais – programa de fomento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

 

/* * VLibras */