Prefeitura busca mais recursos para o patrimônio histórico

O prefeito de Ubatuba, Delcio Sato, e o presidente da Fundart, Pedro Paulo Teixeira, reuniram-se no dia 19 de janeiro com o Ministro da Cultura, Roberto Freire, em São Paulo, para pleitear mais recursos para a cultura do município. As demandas se centraram especialmente na preservação do patrimônio artístico e histórico de Ubatuba.

Dois ofícios foram protocolados junto ao ministro. O primeiro solicita a destinação de verbas para o restauro compl0124-reuniao-MinCeto do Sobradão do Porto. O segundo demanda o tombamento do edifício Paço Nóbrega, antiga Câmara Municipal, na avenida Iperoig, atual sede da secretaria municipal de Turismo.

“Nossos edifícios históricos são parte da história caiçara. Conservá-los é manter viva essa memória, fundamental para o reconhecimento e afirmação de nossa identidade”, destaca o prefeito Sato.  “Vamos reforçar o acompanhamento dessas demandas junto ao ministério da Cultura porque elas também permitem reforçar o turismo em Ubatuba para além da temporada de verão”.

Sobradão do Porto

Construído em 1846 pelo português Manoel Baltazar da Cunha Fortes, o edifício teve diversos proprietários até ser tombado em 1959 pela Secretaria do Patrimônio Histórico, Arqueológico e Arquitetônico Nacional – SPHAAN e, em 1975, pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDPHAAT).

Após muitos anos de elaboração de projeto e negociação com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a primeira fase das obras de restauro do Sobradão do Porto teve início em dezembro de 2015 com a recuperação da cobertura, o que incluiu a hidratação, descupinização e substituição de parte do madeiramento da estrutura bem como a limpeza e substituição de peças de cerâmica do telhado. Também foi feita a limpeza e a pintura da fachada frontal, além da recuperação das madeiras das janelas do terceiro andar.

No momento, acontece a segunda fase do restauro, que tem como objeto os demais caixilhos externos – batentes, portas e janelas – da frente e das laterais do Sobradão, com previsão de término em maio deste ano. O aporte do Ministério da Cultura para executar as duas fases do restauro parcial foi de aproximadamente R$ 1,5 milhão, dos quais R$ 132 mil foram contrapartida da Prefeitura de Ubatuba.

Paço Nóbrega

O edifício é de meados do século XIX e foi o lugar onde nasceu o professor Thomaz Galhardo, autor da Cartilha elementar para a infância, livro de alfabetização utilizado em todo o Brasil na época. A construção teve diversos usos: foi sede da Câmara Municipal em 1864, do Fórum em 1872 e da Prefeitura de Ubatuba em 1904.

Em 1985, o prédio foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDPHAAT). A edificação necessita de uma intervenção de grande porte destinada ao restauro e à consolidação de elementos estruturais e artísticos. O tombamento em nível nacional permitirá realizar a busca de recursos para a execução desse trabalho.