Prefeitura de Ubatuba cadastrará ambulantes ilegais

Representantes de várias entidades de Ubatuba estiveram reunidos na tarde da quarta-feira, 11, na Prefeitura de Ubatuba, abordando a fiscalização contra ambulantes irregulares que atuam no município. Desde o dia 1º de janeiro a Prefeitura de Ubatuba conta com a Operação Praia Legal, uma ação que visa coibir o comércio ilegal e oferecer mais garantia e qualidade de serviço para o turista. Na reunião, coordenada pelo chefe de Gabinete da Prefeitura, Ronaldo Dias Jr., foi apresentada uma proposta de cadastramento de todos os ambulantes. “Será verificada a origem de cada ambulante e os moradores de Ubatuba serão cadastrados para encaminhamento junto à secretaria municipal de Cidadania e Desenvolvimento Social, onde haverá o atendimento de suas vulnerabilidades sociais”, afirmou o chefe de Gabinete.

Para a maioria dos presentes, a ação supre uma carência de anos sem fiscalização no município.  “A Praia Grande está sufocada e cabe uma redistribuição de ambulantes. Apoiamos a iniciativa”, afirmou Thiago Penha, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Ubatuba.  O delegado de Ubatuba, Dr. Fausto Moro Cardoso também elogiou a ação.  “Ubatuba hoje é vista como terra de ninguém por falta de uma postura municipal. Muitas vezes fazemos um trabalho que não é nosso por falta dessa fiscalização municipal”, explicou Moro.

A Prefeitura já estuda a criação de uma comissão de trabalho para revisão da lei de comércio ambulante, que hoje disponibiliza 720 vagas para todo o município. Por alteração de lei, o município precisa reduzir em 20% o número de licenças. Na praia Grande é necessário chegar ao número de 108 e hoje são 109. No entanto, na alta temporada ultrapassa 400 ambulantes, somando-se aos irregulares, segundo dados da Divisão de Tributos Mobiliários da Prefeitura de Ubatuba. A praia do Tenório conta com 56, Toninhas e Maranduba cerca de 50 cada. “A nova administração busca moralizar o sistema de concessão de licenças para ambulantes, mediante apuração de todas demandas de irregularidades”, explica o secretário de Assuntos Jurídicos, Marcelo Medeiros.

Participantes da reunião

Participaram da reunião o presidente da Associação Comercial e Industrial de Ubatuba (ACIU), Márcio Gonçalves Maciel, o presidente da Associação dos Quiosques das Praia de Ubatuba. (AQPU), Carlos Roberto do Lago, o presidente da Associação dos Ambulantes de Ubatuba, Valdick Vieira de Souza, o representante do Conselho de Segurança de Ubatuba, Fábio Isnard e os secretários municipais Fazenda, Solange Toledo, Cidadania e Desenvolvimento Social e também vice-prefeito, Jurandir Veloso, Assuntos Jurídicos, Marcelo Medeiros, Jailton Santos, Chefe de Gabinete, Turismo, Luiz Bischof, Segurança Pública, Agnelo Cinel, presidente da Companhia Municipal de Turismo (COMTUR), Andrade Henrique dos Santos e o superintendente de Gestão Administrativa, Sizenando Cristo.

Outros depoimentos

Dr. Thiago Penha – presidente da OABPosse da OAB-Ubatuba

“Passo pela Praia Grande todas as manhãs e hoje já é visível a mudança. Observei fiscalização intensa e eficiente. A praia está melhor; não há concorrência para os ambulantes legalizados. A OAB vê com bons olhos esta iniciativa e está à disposição para eventuais dúvidas e esclarecimento.”

Márcio Gonçalves Maciel – presidente da Associação Comercial e Industrial de Ubatuba (ACIU)

Marcio Gonçalves Maciel -Pres. da ACIU“A Associação Comercial de Ubatuba é contra tudo que é ilegal, tudo que está fora da lei. Entendemos que são trabalhadores, mas temos que ter consciência que só podemos apoiar os que estão na legalidade, que são daqui e que pagam seus impostos. A Prefeitura está totalmente correta em fiscalizar, pois temos que defender nosso comércio que luta com unhas e dentes a duras penas para se manter durante o ano, e na temporada, que temos a oportunidade de respirar um pouco, vem essa concorrência desleal”, disse o presidente da ACIU, Márcio Gonçalves Maciel.

Carlos Roberto do Lago – presidente da Associação dos Quiosques das Praia de Ubatuba. (AQPU)Carlos Roberto do Lago - Pres. da AQPU

“Se queremos turismo de qualidade temos que oferecer produtos de qualidade e isso passa pela organização de atrativos, que é a praia. Não temos nada contra o comércio ambulante, desde que obedeça as leis estabelecidas. As cidades vizinhas: Caraguá, São Sebastião, Ilhabela e Paraty recebem turismo de mais qualidade porque já resolveram este problema. E quando fala-se de comércio de praia incluo o quiosque também, que precisa estar regularizado, oferecer qualidade e participar desta organização.”

Valdick Vieira de Souza, “Diquinho”, presidente da Associação dos Ambulantes de Ubatuba

Valdick Vieira de Souza - Pres. da Associação dos Ambulantes -“Pagamos nossos impostos em dia. Contamos com  cerca de 320 associados.  Temos funcionários registrados, cerca de 80 costureiras da cidade; geramos mão de obra para a cidade.  Estamos há anos sem uma fiscalização efetiva; essa desorganização aqui na praia é fruto disto.”