Prefeitura e Sabesp estabelecem meta para ligações de esgoto no bairro Estufa II

A Prefeitura de Ubatuba, representada pela secretaria de Serviços de Infraestrutura Pública, reuniu-se na manhã desta segunda-feira, 3, com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) para avaliar o andamento da ligação do bairro Estufa II à rede coletora de esgoto e outras providências.

A implementação do saneamento básico no bairro segue um plano que é desenvolvido ao longo de vários anos, em diferentes fases. “A primeira foi a de assentamento da rede coletora de esgoto, já concluída. Em segundo lugar, a construção das estações elevatórias. Um terceiro passo é a ampliação do tratamento para que a rede possa receber o esgoto”, explica Fabio Okamoto Fagundes, gerente da Sabesp em Ubatuba.

Em 2016, foram iniciados os trabalhos de limpeza, reparos e de desobstrução das redes coletoras, que acumulam sujeira no período em que não são utilizadas enquanto aguardam a execução das demais etapas do processo.

“Após terminar a limpeza, foram acionadas as estações elevatórias, que bombeiam o esgoto de áreas mais baixas conduzindo para o tratamento. Agora, começamos a etapa de ligação dos imóveis à rede”, agrega Okamoto.

Até 1.500 imóveis poderão ser conectados à rede, beneficiando um total de 6 mil pessoas. Okamoto informa que a demanda existente é muito maior que a capacidade de atendimento: “por isso definimos como prioridade os prédios públicos, os comerciais e os locais onde há esgoto indo para a rua”.

Atualmente o índice de coleta e tratamento de esgotos em Ubatuba é de 45% (40% Sabesp e 5% da Coambiental, que atua na Praia Grande). A Sabesp atende 14.000 ligações que representam 28.000 residências. Há aproximadamente 12.000 imóveis em situação irregular que não podem ser atendidos pelo sistema público por se situarem em áreas de ocupação irregular, de proteção ambiental ou de risco.  Com as novas ligações que serão feitas, o índice de cobertura de esgoto pela Sabesp aumenta para pouco mais de 44%.

O prefeito Délcio Sato destaca que as ações refletirão em melhorias para a saúde da população e o meio ambiente, proporcionando mais qualidade de vida, além de favorecer o desenvolvimento do turismo. “Lutarei muito como prefeito e presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte para que o saneamento básico seja real para Ubatuba”, encerra.

0403-obras-sabesp-estufa2-3