Poder Executivo Municipal

Comitê da Primeiríssima Infância lança Semana do Bebê 2023

Comitê da Primeiríssima Infância lança Semana do Bebê 2023

Membros do Comitê da Primeiríssima Infância de Ubatuba se reuniram na manhã desta terça-feira, 25, para o lançamento da prévia da programação da 7ª Semana do Bebê, que acontece de 14 a 18 de maio.

A iniciativa contará com palestras de profissionais que vão abordar temas importantes para o desenvolvimento do período que engloba a primeira infância (gestação até os seis anos de idade).

Durante o encontro desta terça-feira, denominado chá de outono, as articuladoras do comitê apresentaram a programação principal da Semana. Agora, o próximo passo é o envio da planilha para as unidades escolares, de saúde e equipamentos da Assistência Social completarem com as atividades descentralizadas que também vão integrar a ação.

“A Semana do Bebê é uma das principais estratégias de mobilização social pela primeira infância mais bem-sucedidas do Brasil. Seu principal objetivo é assegurar a atenção adequada as crianças de até 6 anos de idade, tornando o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil como prioridade”, explicaram as articuladoras.

Balanço das ações

A cada edição, o Comitê da Primeira Infância se reúne para promover encontros intersetoriais sobre temas como mortalidade infantil, aleitamento materno, nutrição, parentalidade, gravidez na adolescência, educação infantil de qualidade, formação de vínculo e estimulação do bebê, por meio de diversas atividades como palestras, oficinas, atividades lúdicas e culturais.

A ideia é que todos participem: governo, ONGs, setor privado, escolas, unidades de saúde e, claro, as próprias famílias, são mobilizados para oferecer mais qualidade de vida às crianças durante a primeira infância.

Na primeira edição da Semana, em 2017, foram promovidas 41 ações – número que cresceu gradativamente (exceto 2020 e 2021, anos do auge da pandemia da Covid-19 em que o evento aconteceu de maneira online – entretanto, tiveram ao todo mais de quatro mil visualizações). A última realização em 2022 resultou em 200 ações espalhadas pela cidade.

 

Confira a Programação da Semana do Bebê

(sem as atividades descentralizadas)

 

14de maio – Domingo

Abertura da semana do bebê- em todas as Instituições religiosas e nas mídias sociais

 

15 de maio – Segunda-feira

19h-  Abertura oficial

Com a apresentação da peça Alienados – “Cia. de Teatro Ágape – Arte com Propósito”

Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto

 

16 de maio – Terça-feira

19h – Palestra com o tema “como o bebê aprende a comer”- Aline Padovani- fonoaudióloga

Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto

 

17 de maio – Quarta-feira

19h – Palestra com o tema : “ Violência contra as crianças e adolescentes”- avanços e desafios nas ações de enfrentamento- Psiquiatra Dra Marcela Pellegrino

Câmara Municipal

18 de maio – Quinta-feira

19h –  Palestra  com o tema “Como as construções das masculinidades impactam as paternidades atuais”- Tiago Koch- Naturólogo, especialista em diálogos sobre a Paternidade-

Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto

Obs. Todas as palestras serão transmitidas online pelas páginas oficiais da Prefeitura de Ubatuba e da Secretaria de Educação no Facebook:

Prefeitura

https://www.facebook.com/PrefeituraMunicipalDeUbatuba

Educação

https://www.facebook.com/educacaoubatuba

/* * VLibras */