Ubatuba está entre os destinos mais procurados para fim de ano

Ubatuba: terra que só cheira amor. A frase da música de Maverick Viana também revela que esse é um sentimento nutrido não só pelos moradores, mas por amantes de praia de uma maneira geral.

Um dos fatos que atesta essa afirmação é que por mais um ano, a Capital do Surfe está na lista entre os destinos domésticos mais buscados pelos viajantes do país para esse período de fim de ano, segundo dados da plataforma Booking.com coletados no final do mês de outubro e divulgados pela revista Exame neste mês de dezembro.

Os locais mais procurados pelos viajantes brasileiros na plataforma da Booking.com, em novembro, para estadas no Natal e Ano Novo, são Rio de Janeiro, Ubatuba, Florianópolis, Guarujá, Balneário Camboriú, Bombinhas, Cabro Frio, Ilhabela, Búzios e Fortaleza.

“Depois dos anos de 2020 e 2021, quando os turistas tiveram seus desejos de viagens reprimidos pelas restrições impostas pelo período de pandemia, é chegada a hora de o brasileiro voltar a ver o mar, uma das coisas de que mais sentiu falta. E como 97% dos viajantes preferem viajar para praias dentro do país em vez de visitar a costa estrangeira, esse levantamento de dados só vem para confirmar que o brasileiro está com as malas prontas para curtir o litoral nacional”, afirmou o gerente regional da Booking.com no Brasil, Nelson Benavides.

Segundo dados divulgados por outro aplicativo de hospedagem, o Hostelworld, estudos sobre recuperação dos destinos turísticos comparando 2022 com 2019 mostram que Ubatuba é a cidade brasileira que mais conseguiu aumentar o número de hospedagem durante o período analisado.  A secretária de Turismo, Thaila Brito, destacou o crescimento do turismo na cidade, principalmente após a pandemia da Covid-19. “Ubatuba é o único município do Brasil que dobrou o movimento em 2022, o que mostra que estamos no caminho certo. Nossa cidade é rica em belezas naturais e em diversidade cultural, o que nos torna uma grande opção de turismo dentro do país”, ressaltou.

Atrativos

Uma das vantagens de Ubatuba é sua extensão, com 100 km de costa e mais de cem praias, opções não faltam para quem quer fugir das aglomerações. Além das praias, a cidade ainda tem cachoeiras, trilhas, comunidades tradicionais (como aldeias indígenas e quilombos), atrativos turísticos – como prédios históricos da região central, rota do artesanato e, ainda, locais para visitação, como Ruínas da Lagoinha, castelo dos Arautos, mirantes, Ilha dos Pescadores, Caisão e Píer.

Além disso, é importante destacar que Ubatuba possui gastronomia variada e uma rede hoteleira capaz de atender a todos os gostos e valores.