Ação do Dia da Pessoa com Deficiência movimentou Praia da Barra Seca

A Unidade Integrada de Reabilitação (Unir) da Secretaria de Saúde de Ubatuba realizou na manhã da última sexta-feira (2) uma ação recreativa na Praia da Barra Seca para reforçar a conscientização sobre o Dia Mundial da Pessoa com Deficiência.

Voltada para pacientes e ex-pacientes da Unir, do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), a ação contou com atividades esportivas adaptadas, como surfe, canoagem e stand up, entre outros jogos cooperativos. Os participantes também tiveram um café da manhã comunitário.

A coordenadora da Unir, Leovigilda Cesar, falou sobre a importância da data e do evento. “Nosso objetivo é conscientizar sobre os direitos da pessoa com deficiência e mostrar que a reabilitação é para permitir que os pacientes voltem para a vida, para as atividades do cotidiano, de lazer e diversão. Os pacientes podem sair mais e ampliar horizontes”, ressaltou a coordenadora, enfatizando ainda que com deficiência há vida e precisamos vivê-la.

A ação foi realizada em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer e com a Escolinha Municipal de Surfe. Cerca de 12 pacientes e seus familiares participaram das atividades.

“Acho importante essa integração e já participamos também no ano passado. Meu filho adora tudo isso, sempre que ele tem a oportunidade está na canoa e a gente consegue incluir legal”, destacou Alaor, pai do pequeno Marcos Schuilz – aluno da natação e do surfe adaptados da Prefeitura de Ubatuba.