Pedala Leitura: Alunos participam de palestras de trânsito e meio ambiente

Os alunos da escola Nativa Fernandes de Faria, no Sertão da Quina, participaram nesta terça-feira (16) de diversas palestras sobre educação no trânsito e no meio ambiente. A iniciativa faz parte de um workshop do projeto Pedala Leitura, que integra o Programa Educação Viária é Vital, promovido pela parceria entre o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo – Detran/SP e a Fundación MAPFRE.

Mais de 300 alunos dos 6 aos 11 anos participaram da ação que contou com apresentações de representantes da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Secretaria do Meio Ambiente, Instituto Argonauta, Coco & Cia (Associação de Reciclagem de Coco Verde e Catadores de Materiais), Tamoio de Ubatuba, Equipe de Ciclismo, Trilha Norte Bicicletas e das Professoras de Arte e Educação Física da escola Nativa Fernandes.

As palestras aconteceram simultaneamente nas salas de aulas e a cada 20 minutos os alunos trocaram de sala para receberem novas informações sobre temas como: Boas práticas no Trânsito; Ciclismo, assessoria e segurança; Reflexão – Para onde vai o meu lixo; Mecânica e manutenção de bicicletas; Educação ambiental; Reciclagem; A problemática do lixo e suas consequências na fauna marinha; A transdisciplinaridade do projeto.

O objetivo da ação foi envolver os estudantes para que iniciem pesquisas, observações, leituras dos ambientes e das condições de circulação e de convivência nos espaços públicos utilizados pelos alunos.

O projeto Pedala Leitura visa o desenvolvimento sustentável e está alinhado com os objetivos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com os Temas Contemporâneos Transversais (TCT).