Poder Executivo Municipal

Fundac apresenta projeto sobre Serviço de Acolhimento Institucional

Fundac apresenta projeto sobre Serviço de Acolhimento Institucional

A Fundação da Criança e do Adolescente de Ubatuba (Fundac) reuniu representantes rede socioassistencial, formada por setores como Saúde, Educação, Esportes, Assistência Social, Conselho Tutelar e Vara da infância, na tarde desta quarta-feira, 30, para fazer a apresentação do Projeto Político Pedagógico do Serviço de Acolhimento Institucional para crianças e adolescentes de Ubatuba, elaborado pela equipe da Fundação.

A iniciativa, inédita no município, visa melhorar o atendimento sobre o serviço ofertado ao público-alvo do equipamento, que são as crianças e adolescentes; trata-se de um trabalho de alta complexidade que exige o estabelecimento de fluxos para efetividade desse atendimento.

“O serviço de acolhimento é uma política pública, de caráter protetivo, destinada à proteção de crianças e adolescentes, fundamentada no Estatuto da Criança e do Adolescente, no âmbito da Assistência Social, e executada pelos Municípios, de acordo com as diretrizes nacionais em vigor. De uma forma geral, desenvolvemos esse trabalho para consolidar a dinâmica e fortalecer a rede que vai oferecer suporte àqueles que são beneficiados pelo nosso serviço”, explicou a presidente da Fundac, Camila Brandão.

O Acolhimento Institucional é oferecido a crianças e adolescentes, em caráter excepcional e provisório, visando cessar as violações de direitos, atender suas necessidades específicas, buscando o retorno ao convívio familiar, prioritariamente, junto à família de origem e extensa, ou substituta.

/* * VLibras */